sábado, 23 de janeiro de 2010

A praça é nossa

A praça é nossa

Eu sinto alegria, quando estou na rua da Matriz. Parece que ali é a minha residência. Não é. É o gostoso local de encontro dos amigos. Ali conversamos tudo, sobre tudo, vivendo o presente e recordando o passado. Nesse último encontro, tive o prazer de conversar com Cristiano Gomes, Chico Relojoeiro, Zoroastro Mendonça, Paulo Pedro. A todos mostrei uma fotografia do antigo Jardim Siqueira Campos, batida no dia 7 de agosto de 1960, que Miguel Miranda Filho (Mirandinha, meu irmão), conserva em seu arquivo, como lembrança dos seus tempos de rapazinho.

Nessa ocasião, recordava-se o poeta: "Ó que saudade que tenho/ da aurora da minha vida/ da minha infância querida/ que os anos não trazem mais/Que amor/que sonho/que flores/naquelas tardes fagueiras/ à sombra das bananeiras/ debaixo dos laranjais".

A "meninada" com quem conversava, vendo a foto, passou a lembrar as retretas que se realizavam no Jardim Siqueira Campos (ao lado da igreja da Matriz), aos sábados e aos domingos. As bandas musicais - a Nova Euterpe ou a Comercial - tocando valsas, sambas, dobrados, boleros e outros ritmos inesquecíveis. Ouvindo a música, a rapaziada rodeava o palanque construído no centro, com as namoradinhas ao lado. Ali, apareciam os vendedores do gostoso "cachorro-quente", que oferecia um posto de gostosura.

Mas não era somente o Jardim Siqueira Campos que traduzia a beleza de Caruaru. A praça Juvêncio Mariz, a praça Coronel Porto, a praça José Bezerra - todas bem tratadas, eram outros momentos de passeios.

Com os olhos do pensamento e da saudade, um desses recantos foi lembrado tristonhamente (e raivosamente!): a praça do Rosário, que mostrava a todos nós e aos turistas uma das grandes peças de Caruaru. Hoje, essa praça foi transformada em verdadeiro "cemitério". O cemitério da vergonha Mas o prefeito José Queiroz, mais uma vez, demonstrando o seu amor por Caruaru, vai reviver esse pedacinho do céu na terra.

RELEMBRANÇA



Esta é a foto dos gozadores da mocidade, vivendo a alegria oferecida pelo Jardim Siqueira Campos. Aí estão, da esquerda para a direita: Mário Jorge, Alexandre Larena, Edmilson Maciel, Airton Pires (‘Lansonim"), Carlos Galindo e Mirandinha.

Por Antonio Miranda
http://www.jornalvanguarda.com.br/v2/?pagina=colunistas&id=15&id_not=667

Da Redação do AI:  Excelente artigo de Antonio Miranda onde podemos ver na foto e relembrar nosso saudoso Larena que amanhã ,24 de janeiro, completa l ano de saudades.

Nenhum comentário: