segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

São Paulo completa 456 anos, com mais italianos e descendetes do que a população de Roma


São Paulo completa 456 anos neste dia 25, e é a terceira maior cidade italiana fora da Itália e conta com mais italianos e descendentes do que a população de Roma.


O mesmo título, de maior detentor de uma etnia fora do país de origem, serve ainda para japoneses, espanhóis, libaneses e portugueses, além dos patrícios nordestinos.

Tanta diversidade se reflete em várias áreas e, se não a mais vistosa, a mais saborosa é na gastronomia. Pelos seus mais de 12 mil restaurantes – sem contar os 15 mil bares, as milhares de padarias etc. – é possível dar uma verdadeira volta ao mundo. Algumas culinárias extrapolaram as comunidades de origem e caíram no gosto de toda a população. Só assim para se justificar, por exemplo, as cerca de 1 milhão de pizzas consumidas por dia, ou os cerca de 16.800 sushis preparados, em média, a cada hora.

E o que atrai tanta gente para a cidade? Sem dúvida, seu vigor econômico está na raiz de todo esse interesse. E essa força econômica se reflete em números surpreendentes. A região da rua Funchal, por exemplo, núcleo que reúne várias empresas de tecnologia, tem mais helipontos do que pontos de ônibus. Aliás, o indefectível congestionamento das ruas paulistanas já tem equivalência nos céus, com uma frota de 600 helicópteros, a segunda maior do mundo.

Apesar de não contar com grandes atrativos naturais, São Paulo é grande pólo turístico, recebendo milhares de pessoas que buscam a cidade para fazer negócios e participar dos milhares de eventos promovidos anualmente na cidade. Para atender uma demanda estimada em 9 milhões de visitantes/ano, são mais de 1.100 hotéis com 50 mil quartos.

Além dos negócios, essa turma de visitantes adora fazer compras em São Paulo. Para isso conta com uma rede de mais de 80 shoppings centers, entre eles o Iguatemi, o primeiro do Brasil, inaugurado em 1966. No comércio popular, destaque para a rua 25 de Março, que recebe diariamente cerca de 400 mil pessoas.

Com o gigantismo de uma das maiores cidades do mundo e pela diversidade étnica e cultural de sua formação, são várias as cidades que se pode encontrar dentro de São Paulo, formando uma colcha de retalhos, por vezes bela, puída em vários pontos, sendo feita e refeita o tempo todo, freneticamente. (Editora Abril)

Nenhum comentário: