quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Selos para Acireale e Oristano

Duas clássicas manifestações do folclore da Sicília e da Sardenha são retratadas em selos italianos: os Correios Italianos anunciaram para 12 de fevereiro a emissão de dois selos de € 0,60 dedicados à "Sa Sartiglia" de Oristano e ao Carmaval de Acireale.      Os selos fazem parte de uma série de emissões anuais dedicadas ao folclore italiano, que começou no distante ano de 1982.


O selo dedicado ao evento sardo mostra o histórico torneio de cavaleiros (Palio della Giostra Cavalleresca) 'Corsa alla Stella', enquanto o personagem principal - o 'Componidori', representado nos trajes tradicionais característicos, tanto do "Grêmio" dos camponeses como daquele dos madeireiros, galopa na rua da Catedral de Santa Maria Assunta de Oristano, que surge ao fundo.



Já a cena do selo dedicado ao Carnaval de Acireale representa um dos muitos carros alegóricos grotescos, realizados em papel machê pelos mestres, que desfilam pelas ruas da cidade. Ao fundo é possível ver a Catedral de Acireale.

O boletim ilustrativo da emissão terá depoimentos dos prefeitos das duas cidades: Angela Nonnis (Oristano) e Nino Garozzo (Acireale).

Nenhum comentário: