Livro de pesquisador catarinense aborda o Talian, dialeto falado pelos imigrantes nas colônias italianas no sul do Brasil
O livro “El Talian - A Língua dos Imigrantes Italianos de Santa Catarina”, de José Curi (Editora Garapuvu, Florianópolis, 2009), aborda a formação do dialeto italiano falado pelos descendentes em Santa Catarina. A obra é fruto de uma longa pesquisa de campo, onde foram investigados os dialeto praticados em colônias venetas no sul do Estado, nas colônias trentinas do Vale do Itajaí, entre outros lugares onde ainda se preserva a língua dos imigrantes italianos.
A obra apresenta a estrutura gramatical e morfossintática do dialeto, vocabulários e expressões utilizadas no dia a dia das colônias, bem como alguns pequenos textos em dialeto. O resultado desse extenso trabalho é a mais completa gramática da língua utilizada pelos imigrantes italianos e perpetuada por seus descendentes.
O livro, lançado no segundo semestre de 2009, contou com apoio do Centro Universitario di Studi Veneti (Veneza – Itália).
Sobre o autor
José Curi nasceu em Rio dos Cedros aos 15 de agosto de 1931. Estudou com os Salesianos de Ascurra (SC), Lavrinhas, Pindamonhangaba, Lorena (SP). É formado em Letras Neolatinas (bacharel e licenciado) e em Filosofia (bacharel). Tem curso de pós-graduação em Lingüística. É doutor em Letras e Livre Docente em Lingüística. Professor da UFSC (Filologia Românica), aposentado. Além de pertencer a Academia Catarinense de Letras, pertence a Academia Catarinense de Filosofia, ao Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina. É académicien correspondant da Academia Belles-Lettres, Sciences et Arts de La Rochelle, França. Poliglota fala e escreve em várias línguas.
Informações:
Circolo Trentino di Rio dos Cedros
Rua D. Pedro II - Complexo Villa Nostra
Rio dos Cedros/SC - 89121-000. Tel. (47) 3386-0680
E-mail: circolo@circolotrentino.com.br
Redação revista eletrônica Oriundi














Nenhum comentário:
Postar um comentário