Os cursos são de panificador e de eletrotécnico. As vagas são destinadas a pessoas com idade entre 18 e 64 anos, que estejam empregadas e não possuam formação acadêmica. É necessário ter cidadania italiana e residir no Brasil. Os pretendentes deverão apresentar o certificado AIRE que deverá ser solicitado ao Consulado da Itália. A participação é gratuita.
O financiamento é do Ministério Italiano do Trabalho, Saúde e Políticas Sociais para a formação de italianos residentes no exterior – Projeto “ARTUR” – promovido pelas seguintes organizações da Itália e do Brasil: CS Aziendale scarl – Casa di Carità Arti e Mestieri – API Formazione scrl – Consorzio per la Promozione Turistica del Canavese – Associazione Piemontesi nel mondo – ENAS – CTC Operadora – Obiettivo Lavoro Recursos Humanos limitada – Centro Universitário Ítalo-Brasileiro.
Panificador
O objetivo do curso é o desenvolvimento de experiências para trabalhar com profissionais em laboratórios artesanais e/ou industriais, para a produção de pão e produtos similares.
O curso terá a duração total de 200 horas, distribuídas em 3 seções: módulo básico de 44 horas (recepção, acesso ao mercado do trabalho, lições de informática com método FAD - formação a distância - segurança do trabalho); módulo técnico especialista – 148 horas (segurança e higiene do trabalho, o sistema HACCP, produtos, ingredientes, máquinas e equipamentos, amassam de massas, massas folhadas e semi preparados, levedação dos semi preparados, cozimento dos produtos e panificação); exame final de 8 horas (com provas práticas).
Eletrotécnico
O objetivo é o desenvolvimento de aptidões e competência para trabalhar com profissionais em laboratórios artesanais e/ou industriais, no setor da produção e manutenção de equipamentos eletrotécnicos.
O curso terá a duração total de 200 horas, distribuídas em 3 seções: módulo básico de 44 horas (recepção, acesso ao mercado do trabalho, lições de informática com método FAD - formação a distância - segurança do trabalho); módulo técnico – especialista de 148 horas (elementos de eletromagnetismo, bipolos e redes elétricas, impendências e circuitos, sistema trifásico, campo eletromagnético, implantações elétricas, técnicas de análise e diagnostico dos problemas, segurança das aplicações elétricas e eletrônicas); exame final de 8 horas (com provas práticas).
Os cursos serão realizados no Centro Universitário Ítalo-Brasileiro - Avenida João Dias, 2046 – Santo Amaro CAP 04724-003 - São Paulo (Brasil). Para uma parte do curso será utilizado o método FAD (formação à distância).
A freqüência nos cursos e a aprovação no exame final darão direito a um certificado de participação.
As inscrições deverão ser enviadas para o email: artur@enas.org.br
Redação revista eletrônica Oriundi
Nenhum comentário:
Postar um comentário