terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Arquivo recupera documentos de São Luiz do Paraitinga

Arquivo recupera documentos de São Luiz do Paraitinga

Núcleo de Conservação trata arquivo da Prefeitura

O Arquivo Público do Estado de São Paulo já está contribuindo para a recuperação de São Luiz do Paraitinga, cidade do Vale do Paraíba atingida por uma enchente no fim do ano passado. Além de destruir o importante patrimônio histórico da cidade, a enchente também danificou os seus arquivos. Na primeira semana de 2010, uma equipe do Arquivo esteve em São Luiz para fazer um balanço da situação e oferecer ajuda. E na última sexta-feira, dia 22 de janeiro, a diretora do Núcleo de Conservação do Centro de Preservação, Gabriela de Melo Silva, esteve em São Luiz para trazer a São Paulo o primeiro lote de documentos a ser recuperado. O segundo lote chegou na terça-feira, dia 26. No total, são 21 caixas.

Os documentos pertencem à Prefeitura Municipal, cuja sede foi coberta pela enchente. Quando as águas baixaram, os arquivos do térreo e do primeiro andar tinham sido atingidos. “Tinha um dedo de lama dentro das gavetas dos arquivos”, lembra Gabriela. A prefeitura de São Luiz está particularmente preocupada com os arquivos do seu departamento de Recursos Humanos.

Gabriela acredita, entretanto, que cerca de 80% desse patrimônio arquivístico pode ser inteiramente recuperado. “Vamos fazer um estudo técnico completo, inclusive pesando cada pasta antes e depois do tratamento, para ver a quantidade de água que foi eliminada”. Dependendo do pigmento, a água pode apagar partes do texto; entretanto, a maioria desses documentos, que são de uso corrente, “sobreviveu” bem à enchente e pode ser tratado. “Até agora, só tivemos um caso de documento rasgado, embora vários estejam úmidos e amassados”, diz a técnica.
As pastas serão colocadas para secar numa sala com ventilação cruzada (cinco ventiladores) e desumidificador. Para completar o processo de secagem as páginas serão intercaladas com papel absorvente, até que estejam completamente desgrudadas. Depois, será realizada uma avaliação caso a caso. As folhas mais atingidas serão submetidas a tratamento aquoso; as menos danificadas, higienizadas a seco. Em seguida, todas serão aplainadas, acondicionadas em embalagem própria e devolvidas à Prefeitura. Gabriela de Melo Silva calcula que a recuperação completa dure de três a quatro meses.

Para a tesoureira da Prefeitura Municipal, Elza Cristina Teodoro, a intervenção do Arquivo Público não poderia ser mais oportuna. “Foi uma grande ajuda”, diz ela, “porque realmente não dispúnhamos de verba para custear esta recuperação”. Ao colocar seu pessoal e equipamentos à disposição de São Luiz do Paraitinga, o Arquivo atua, mais uma vez, para preservar a memória pública dentro e fora da instituição.

Documentos atingidos pela enchente, no andar térreo da Prefeitura.




Equipe do Núcleo de Conservação prepara os documentos para serem levados.

Nenhum comentário: