sábado, 27 de fevereiro de 2010

Imigração: cursos de formação em Perugia

Perugia, Ansa  - A Universidade para Estrangeiros de Perugia cuidará da "formação lingüística e cultural dos cidadãos imigrados, a sua integração social e a certificação dos resultados obtidos": é o que estabelece um protocolo de entendimento firmado na capital umbra pelo prefeito Angelo Malandrino, diretor central do departamento pelas liberdades civis e a imigração do Ministério do Interior italiano, e pela reitora do ateneu, Stefania Giannini.

Este curso formativo confiado pelo Viminale (sede do Ministério do Interior) à Universidade para Estrangeiros de Perugia - diz uma nota do ateneu - prevê a realização de uma série de atividades integradas, com a colaboração dos Centros Territoriais Permanentes espalhados em solo italiano.

O primeiro terá uma série de módulos de ensino, concebidos para atingir os níveis A1 e A2 previstos por "Qcer" (Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas do Conselho Europeu), em 10 regiões italianas com mais de 100 cursos de 70 horas cada um.

Os cursos, de atuação imediata, se destinam a adultos imigrantes com pouca escolaridade.

A realização do projeto prevê um financiamento de cerca € 900 para a Universidade para Estrangeiros, proveniente do Fundo Europeu para a Integração dos Cidadãos de Terceiros Países para o período 2007-2013.

Giannini expressou sua satisfação, destacando que o valor do programa realizado pela citada universidade a pedido do Ministério do Interior está especificamente no percurso de formação - ao qual os imigrantes terão acesso a custo zero, expressamente planejado para este perfil de estudantes.

Nenhum comentário: