terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Para quem quer ir atrás do seu sonho

Por Titti Santamato , Roma, Ansa  - "Informações para quem quer emigrar de quem já emigrou": assim se apresenta Italiansinfuga.com, um site para quem quer deixar a Itália. Foi criado por Aldo Mencaraglia, de 40 anos, originário de Borgo San Dalmazzo, na província de Cuneo (Piemonte, norte da Itália) que aos 19 anos partiu para a Inglaterra e nunca mais voltou. Há alguns anos decidiu compartilhar sua experiência com todos aqueles que sonham em mudar de vida como ele, e a partir disso nasceu 'italiansinfuga.com'.

"Lendo o fórum 'italians' no jornal Corriere della Sera, percebi que muitas pessoas têm o desejo de emigrar para ir atrás do que lhes falta na Itália, só não sabem por onde começar. Com a minha experiência, de já 20 anos de vida no exterior, percebi que podia ajudá-las", conta Mencaraglia, que tem uma esposa inglesa, duas filhas e trabalha como analista comercial do setor de alimentos.

"Engenheiro e quer trabalhar no exterior? Venha para a Austrália", "O Uruguai visto por quem vive lá", "Fórum sobre o Japão" ou "Impressões sobre o mundo do estudo e do trabalho em Silicon Valley, na Califórnia", são algumas das experiências publicadas por usuários do site.

"Desde o começo italiansinfuga.com recebeu 190 mil visitantes únicos. Atualmente está nas 52 mil visitas mensais, tem uma lista de cerca 2.200 membros e mais de 2 mil amigos no Facebook", diz satisfeito Mencaraglia, via e-mail, com 10 horas de diferença de fuso horário.

"Há muitíssimas histórias e algumas são apaixonantes, como aquela de Stefano - conta - que depois de ler um texto meu sobre como estudar na Dinamarca, preparou suas malas e agora estuda na Universidade de Copenhagen. Não me vejo como um benfeitor, mas tive a sorte de viver e trabalhar em vários países e de ter sido ajudado por muita gente. Queria retribuir, colocando minha experiência à disposição".

A última vez que Aldo Mencaraglia voltou à Itália, onde ainda tem parentes, foi em 2006. "Sinceramente não achei a Itália muito diferente, mas estando de férias, os lados positivos superam os negativos. Profissionalmente, não acredito que me adaptaria ao mundo do trabalho italiano, até porque sempre trabalhei no exterior".

"Minha intenção para quem visita o blog - precisa Mencaraglia - não é só pôr em marcha um processo de emigração mas também fazer entender que não é necessariamente a panaceia para todos os nossos problemas, não é fácil e não é para todos. Eu não emigrei porque não gostava da Itália, mas por curiosidade sobre o que havia além dos Alpes. A Itália e os italianos têm um potencial enorme que às vezes não se manifesta por completo. No exterior somos invejados por muitas coisas e nós quase não nos damos conta disso. Se só pudéssemos chegar em um acordo entre nós...".

Nenhum comentário: