Impressionante como cada uma das regiões italianas apresentam suas peculiaridades e surpresas. Esta é uma diversidade que se deve ao regionalismo, preservado particularmente no Sul do país. Me espanta saber que antigas tradições, costumes e estilos de vida, ainda são muito respeitados e muitos deles baseados nas quatro estacões do ano. Essa forte relação se reflete na riqueza da culinária, preservação de muitas festas tradicionais, especialmente, as religiosas e eventos anuais no campo ou na cidade.
Estamos em meados de março, em poucos dias inicia-se a Primavera, uma estação especialmente bela, além de muito esperada aqui na Itália. As ruas e os principais locais das cidades começam a ficar mais movimentados. A temperatura já é mais amena, o Sol predomina quase que todos os dias e as especialidades da primavera como os Aspargos, espinafres e alcachofras aparecem nos cardápios de vários restaurantes.
Estação de grandes comemorações, não poderiam faltar as festas, feiras, festivais de vinhos e celebrações tradicionais para cada um dos santos padroeiros. Ah! Não posso deixar de recordar que a saudação papal da Pascoa sempre atrai multidões a Roma, lembram-se disso? Assim é primavera italiana, um convite para se estar ao ar livre e aproveitar o que a mãe natureza (italiana), tem para nos oferecer.
Ci vediamo!
Foto Flickr
Nenhum comentário:
Postar um comentário