quinta-feira, 11 de março de 2010

Borboletas roubam a cena em exposição no Museu da República


Espécie 'Olho de Coruja' é a favorita entre as crianças por ter cores diferentes das demais (Foto: Renata Soares/G1)

Entre formigas, besouros e louva-deus, o borboletário é o lugar mais visitado por crianças e adultos na exposição "Insetos na Cultura Brasileira", realizada pelo Instituto Oswaldo Cruz. A estrutura de ferro, instalada nos jardins do Museu da República, no Catete, Zona Sul do Rio, conta com oito espécies diferentes de borboletas.

Entre as espécies apresentadas está a 'Olho de Coruja' que, segundo a bióloga Aline Nascimento, é a preferida da criançada: "Esta espécie é mais popular entre os pequeninos por possuir cores bem diferentes e ser a mais calminha", diz.

Desde o dia 15 de janeiro, quando começou a exposição, o borboletário de 72 m² já recebeu 25 mil pessoas. A estrutura possui diversas plantas, flores e espécies vivas de borboletas que ficam soltas, onde é possível tocar nos insetos, vê-los colocando ovos, se alimentando do néctar e aprender com os monitores sobres os hábitos de cada um.

De acordo com a coordenadora dos monitores,Tatiana Alves, o espaço encanta os visitantes por poder ter este contato tão próximo com os bichinhos.
" O lugar estimula o interesse de todos e permite o contato maior com as borboletas", explica Tatiana, que acrescenta que muitas pessoas não olham toda a exposição, somente o borboletário.

Última semana 
A exposição, que conta com outras atrações como esculturas de insetos gigantes, gruta e projetos de artistas plásticos de todo o Brasil, termina neste domingo (14). A entrada é gratuita e fica aberta ao público das 9h às 17h.

Um comentário:

Anônimo disse...

e quando é que as borboletas não roubam a cena ? são como as crianças, delicadas e encantadoramente belas, iluminam qual anjos de luz, o nosso dia, ao brincarem tépidas com as flores de nosso jardim... Abraço. Maria Roseli Rossi Avila