Cédulas são descarregadas para apuração nesta segunda-feira (29) em Roma. (Foto: AFP)
Apesar da vantagem, coalizão liderada pelo PD recua em relação a 2005. Dados foram projetados por jornais com base na apuração completa.
Do G1, com agências internacionais - A coalizão de centro direita, do premiê Silvio Berlusconi, arrebatou da esquerda quatro regiões italianas, incluindo a região de Roma, nas eleições regionais de domingo e desta segunda-feira, segundo os canais de TV, citando resultados completos da apuração.
Na importante região do Lazio, onde fica a capital, Roma, a disputa foi voto a voto, até a última cédula, entre a sindicalista de direita Renata Polverini e a ex-comissária europeia Emma Bonino.
"Uma vitória sensacional, já que Polverini partiu em condições difíceis", declarou o porta-voz do governo Berlusconi, Paolo Bonaiuti
A coalizão de Berlusconi já havia assegurado o governo de quatro regiões: Lombardia e Veneto - dois feudos da direita localizados no norte industrializado da península - e de outras duas no sul subdesenvolvido: Calabria e Campania.
No Piemonte, a região de Turim, controlada até agora pela esquerda, o vencedor foi Roberto Cota, candidato da Liga Norte, o movimento contrário aos imigrantes, e aliado a Berlusconi, depois de uma disputa também acirrada, até o último voto. No total, a coalizão de direita de Berlusconi governará em seis regiões, enquanto a centro-esquerda conserva 7 das 13 regiões nas quais foram realizadas eleições, segundo as projeções.
A Itália conta, no total, com 20 regiões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário