A nona edição da Festa do Porco à Paraguaia movimentou o domingo (14) dos moradores do município de Maximiliano de Almeida (RS). Ao todo, foram consumidos 18 leitões, todos criados por produtores da cidade, no norte gaúcho.
O segredo do prato está na salsa, na cebolinha, no alho, no limão e no vinho branco. "O que tiver de verdinho a gente recolhe e prepara o porco", diz o voluntário Valdir Piazza.
Artêmio Borfacci, representante da Associação dos Criadores de Suínos, é um dos organizadores do evento e conhece bem os truques da receita. “O segredo é vinho bom, tempero e boa vontade”, afirma.
Os animais são colocados em uma grelha e vão para o fogo. Depois, são cobertos com papelão para reter o calor. Assim, o excesso de gordura é eliminado e a carne fica mais leve e suculenta.
Uma hora antes de o prato ficar pronto, é acrescentado um ingrediente importante: cerveja para pururucar, ou seja, para deixar o couro dos leitões bem crocante. São necessárias dez horas de fogo para deixar os animais assados.
Enquanto o prato principal é preparado, na cozinha, 20 mulheres são responsáveis pelos acompanhamentos. São seis tipos de saladas, arroz, farofa e pão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário