Turim, Ansa - O patrimônio de um dos principais festivais de cinema da Itália, o Torino Film Festival, será transformado em arquivo histórico e fará parte da coleção de mais de 14 mil títulos do Museu Nacional do Cinema do país.
O catálogo será constituído em 50% de curtas-metragens, 34% de longas e 16% de médias-metragens. A partir de junho deste ano, o material estará acessível para consultas na videoteca da instituição.
O assessor da Secretaria da Cultura da região do Piemonte, Gianni Oliva, disse hoje (19) ao apresentar a iniciativa que "criar o arquivo histórico do Torino Film Festival significa preservar uma parte fundamental da história do cinema".
Além do governo do Piemonte (região cuja capital é Turim), contribuiu para a iniciativa a Associação Cinema Giovani, que assegurou a conservação do material ao transferir para suportes digitais os filmes apresentados desde a primeira edição do festival, de 1982 até 2004. São mais de 1.300 filmes de vários gêneros e artistas italianos e estrangeiros.
Entre as produções que farão parte do arquivo estão vídeos raros, entre eles o segundo curta de Tim Burton, "Frankenweenie" (1984), o videoclipe dirigido por Brian De Palma para a música "Dancing in the Dark" de Bruce Springsteen e um curta dirigido por Johnny Depp na casa do guitarrista John Frusciante, dos Red Hot Chilli Peppers.
O arquivo terá também o raríssimo documentário Docu Drama, co-dirigido pelo diretor alemão Win Wenders e sua esposa Ronee Blakley e que foi renegado pelo autor, que o baniu de sua filmografia.
Obras de cineastas renomados como os portugueses Manoel de Oliveira e Paulo Rocha, o austríaco Michael Haneke, os franceses Jacques Rozier e Jean-Daniel Pollet, o japonês Tai Kato, o burquinense Idrissa Ouedraogo e o norte-americano Robert Kramer, estarão presentes.
Além das produções internacionais, o arquivo oferecerá trabalhos de artistas italianos, particularmente turinenses, como Mimmo Calopresti e Guido Chiesa, que hoje estão entre os maiores nomes do cinema novo italiano.
http://www.italianos.it/
Nenhum comentário:
Postar um comentário