O Projeto
O projeto “Presença do Imigrante na Memória Nacional”, com apoio financeiro do BNDES, tem como objetivo principal tratar e divulgar uma parcela da documentação sobre Imigração existente no Arquivo Público do Estado de São Paulo. Sabe-se que essa documentação foi acumulada pela Secretaria de Agricultura, Comércio e Obras Públicas do Estado de São Paulo, responsável desde 1891 por cuidar dos assuntos relativos à agricultura, aos serviços de imigração e colonização, às terras públicas e particulares e aos núcleos coloniais — conforme Decreto nº 28, de 1/3/1892.
Para a realização desse projeto foram selecionados os conjuntos documentais, produzidos entre o final do século XIX e os primeiros anos do século XX, referentes aos Núcleos Coloniais da região de Campinas – Campos Sales, Nova Odessa e Nova Veneza. Essa documentação passou por intervenções técnicas de preservação, tratamento arquivístico, microfilmagem e digitalização.Saiba mais...
Dicas de como pesquisar
A pesquisa pode ser realizada pelo preenchimento de, no mínimo, um dos seguintes campos de busca: “nome”, “nacionalidade”, “colônia” ou “localidade”; porém o campo “nacionalidade” não consta em todos os documentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário