segunda-feira, 29 de março de 2010

Museu Imperial de Petrópolis completa 70 anos


Parte do acervo será disponibilizado pela internet.    Museu abriga pena usada pela princesa Isabel para assinar a Lei Áurea.

Do G1, no Rio, com informações do Bom Dia Rio - O Museu Imperial de Petrópolis, um dos mais famosos do estado do Rio, completa 70 anos de fundação, nesta segunda-feira (29). Entre as novidades da festa está a disponibilização de parte do acervo em seu site, na internet.

A antiga casa de veraneio de Dom Pedro II, construída em 1862, virou museu há sete décadas e guarda parte da história do Brasil, como a coroa imperial de ouro, pérola e brilhantes e a pena usada pela princesa Isabel para assinar a Lei Áurea. São oito mil peças no acervo.     No setor de arquivos, estão relíquias e documentos do passado que servem ao futuro. Diários de viagem do imperador e partituras de Carlos Gomes são documentos que agora podem ser compartilhados com o internauta.

Tudo isto faz parte do museu que ainda dá ao visitante um espetáculo som e luz que começa com um passeio pelo jardim e termina com a projeção de cenas da rotina do palácio na cortina d' água.

Nenhum comentário: