quarta-feira, 3 de março de 2010

Paris - Registro Civil e Espanha - Portal de Arquivos




Colégio Brasileiro de Genealogia


Recebemos dois informes do associado Geraldo Pereira Caldas, de Florianópolis-SC e apressamo-nos a repassar, em razão de sua utilidade para pesquisa:

REGISTRO CIVIL DE PARIS
O registro civil de Paris está disponível no site:

O registro de estado civil de Paris disponibilizado on-line é composto por dois fundos:

. de 1860 a 1902, trata-se do estado civil completo dos 20 arrondissements.

A partir de 1860 o registro é completo (nascimentos, casamentos e óbitos). A pesquisa pode ser feita diretamente, quando se sabe a data e o arrondissement em que se deu o evento, ou por meio das tabelas decenais (índices), ordenadas por sobrenome, onde consta o nome da pessoa e a data do registro.

. antes de 1860, trata-se do estado civil reconstituído, somente em parte.

Os registros do século XVI a 1859 foram destruídos durante os incêndios da Comuna de Paris em maio de 1871. Foi feita uma reconstituição parcial, mas sobre um total de 8 milhões de registros perdidos somente um terço foi restaurado, essencialmente registros do século XIX

Diz o associado Geraldo P. Caldas: Está sendo muito útil para mim, pois já encontrei os assentos de casamento de meus bisavós e os dos nascimentos de meu avô e seus irmãos.

PARES - PORTAL DE ARCHIVOS ESPAÑOLES

Para quem pesquisa na Espanha é recomendável que conheça o Portal de Archivos Españoles – PARES. Trata-se de um projeto do Ministério da Cultura daquele país, destinado à difusão, na Internet, do patrimônio histórico documental conservado em diversos centros. O link é:


Diz novamente o associado: A pesquisa é fácil e muitos documentos estão digitalizados. Tem sido muito útil na pesquisas de nossa ascendência galega.

Nenhum comentário: