terça-feira, 30 de março de 2010

Teto de palácio de Nero desaba em Roma

Foto de 31 de janeiro de 2007 mostra o interior do Palácio Dourado de Nero (Domus Aurea), em Roma. (Foto: AP)



Parte do telhado da construção desabou nesta terça-feira (30). Não há relato imediato de feridos, e os bombeiros continuavam vasculhando o local para verificar se havia gente presa nos escombros. O edifício, em que o imperador romano passou os últimos dias de vida antes de cometer suicídio, no ano 68, foi construído no século I e apresentava problemas estruturais desde que foi aberto à visitação pública, em 1999. (Foto: AFP)

Da BBC - Parada obrigatória de qualquer turista em Roma, o palácio dourado de Nero, Domus Aurea, foi interditado nesta quarta-feira depois que parte do teto desabou.   

Construído no primeiro século depois de Cristo, em um dos sete montes de Roma, de frente para o Coliseu romano, o prédio atrai milhares de visitantes todo o ano, mas estava fechado para reformas quando o acidente aconteceu.    Ninguém ficou ferido, mas parte do jardim caiu dentro do palácio. As autoridades interditaram uma área de cerca de cem metros quadrados.    Tecnicamente, a área não faria parte do palácio dourado e portanto não representaria risco aos visitantes.

Nero construiu o palácio para festas depois do grande incêndio que destruiu Roma no ano 64.

O prédio era parcialmente folheado a ouro e tinha paredes decoradas com pedras semi-precisosas e afrescos.

Depois da morte de Nero, no ano 68, todas as riquezas foram retiradas, e o prédio enchido com terra.

Nenhum comentário: