sábado, 24 de abril de 2010

Atividade cerebral no computador

Roma, Ansa - A primeira reprodução em computador da atividade do cérebro humano estará pronta em 2030, se anunciou no dia 23 em Roma durante o congresso "The Brain Revolution" (A Revolução do Cérebro), organizado em homenagem aos 101 anos da Prêmio Nobel italiana Rita Levi Montalcini.

A relação cérebro-computador é um dos principais temas do encontro em Roma e do projeto internacional "Blue Brain", liderado pelo cientista Idan Segev da Universidade Hebraica de Jerusalém, que visa utilizar um dos computadores mais potentes do mundo para reproduzir o funcionamento do cérebro humano.

O primeiro passo, explicou Segev durante a apresentação do "Blue Brain" em Roma, foi a organização do córtex cerebral em colunas: pequenos fragmentos que compreendem 10 mil células conectadas entre si por bilhões de conexões - chamadas sinapses, e vários quilômetros de fibras.

"Nestas conexões se esconde o segredo da criatividade e da capacidade de adaptação", disse o cientista. "Agora estamos tentando reproduzir no computador estas colunas corticais", uma operação para a qual os pesquisadores utilizam o computador "Blue Gene" da IBM, o mesmo com o qual se obteve o mapa do DNA humano.

"A coluna cortical - acrescentou Segev - pode considerar-se como uma espécie de código universal do cérebro".

Em três anos se espera conseguir o primeiro modelo completo do cérebro de um rato, para depois passar para cérebros mais complexos, como o dos gatos e macacos e, em 2030, para o do homem.
 
http://www.italianos.it/

Nenhum comentário: