quinta-feira, 29 de abril de 2010

Casa do Imigrante Nono Afonso como patrimônio cultural do RS

Marco César e deputado

Em visita ao município de Ibiraiaras, na última  sexta-feira, o deputado Luciano Azevedo (PPS) esteve na Casa do Imigrante Italiano Nonno Afonso e sugeriu que o local passe a integrar o patrimônio cultural do Estado. Acompanhado do presidente municipal do PPS, Marco César Souza, o deputado conheceu os três andares da casa, que incluem fotografias, móveis e objetos dos imigrantes que colonizaram a região. “A Casa do Imigrante traz um retrato fiel da tradição italiana e conta a história das famílias que escolheram a região para construir suas vidas”, destacou o deputado.

Luciano aproveitou a visita ao município para reforçar o compromisso de seguir engajado na mobilização regional em favor das obras na RS-470, entre Ibiraiaras e Nova Prata. O deputado ressaltou que ter a estrada em boas condições é fundamental para o desenvolvimento da região.



Inaugurada em 25 de junho de 2004, abriga móveis, maquinários e objetos antigos, doados pelos moradores do município, tornando-se um símbolo da cultura dos imigrantes italianos nesta localidade.

São 404 peças que vão desde uma simples marmeleira até uma trilhadeira dos anos de 1944.

A casa do Imigrante Nono Afonso está aberta a visitas, gratuitamente, de segunda a sexta-feira das 8:00 às 11:30 h e 13:30 às 17:30 horas.

http://www.al.rs.gov.br/
http://www.pmibiraiaras.com.br/

Nenhum comentário: