segunda-feira, 26 de abril de 2010

Desemprego deve registrar níveis históricos

O desemprego na industria italiana deve alcançar "os níveis máximos dos últimos 50 anos", segundo um informe divulgado no último dia 24  em Bolonha pela sociedade de assessoria e pesquisa econômica e financeira Prometeia.

A taxa de desemprego no setor pode chegar a 11%, diante dos 7,8% em 2009, destaca o documento.

Segundo o informe, o Produto Interno Bruto (PIB) da Itália deve registrar um crescimento de 0,8% para o ano de 2009, para se consolidar em 2010 em 1%. Nos próximos quatro anos o crescimento deve ser de 1,3% em média por ano com uma contribuição positiva do saldo externo.

As previsões explicitadas no documento destacam que a retomada da economia italiana está intimamente ligada com a reação da industria que por sua vez, está condicionada a reestruturação do setor realizada em 2000.

A Prometeia acredita que exista espaço para que seja retomada a reestruturação realizada de varias formas em 2000, mas destaca que isto "não poderá acontecer da mesma forma que na época, com um sacrifício modesto do emprego: tendo que recomeçar de um nível de produção inferior a 20% em relação ao período pré-crise, as empresas nos próximos anos podem recuperar a competitividade nos mercados aumentando os custos e entre eles os custos do trabalho".

A modernização salarial permitirá manter, e em alguns setores até ganhar, posições nos mercados internacionais, reforçando a industria italiana. O sinal macroeconômico deste reforço "será uma contribuição positiva que as exportações darão ao PIB depois de 15 anos de contribuições negativas", se lê no documento.

Após dez anos a Itália poderá recuperar a competitividade através de uma deflação dos custos internos, mas o ônus em curto prazo será pago "com um menor crescimento da demanda interna ao ponto que em 2014 seremos o único entre os grandes países europeus a não ter recuperado os níveis pré-crise", conclui o relatório.(ANSA)
 

Nenhum comentário: