quarta-feira, 21 de abril de 2010

Roma comemora seu 2.763º aniversário

Roma, Ansa - Roma, a Cidade Eterna, que nesta quarta-feira (21) comemora seu 2.763º aniversário, convida romanos, italianos e estrangeiros a celebrar a data visitando gratuitamente os museus municipais da capital.

Até sexta-feira, dia 23, se organizarão mais de 30 eventos, com 70 visitas guiadas a 19 monumentos e a outros tantos museus da cidade, enquanto o auge das comemorações será amanhã, dia 21, quando pela primeira vez se reunirá o Conselho para a Dignidade, o Perdão e a Reconciliação.

O Conselho deveria ser inaugurado pelos presidentes de Israel e da Autoridade Nacional Palestina, Shimon Peres e Mahmud Abbas (Abu Mazen), respectivamente, mas ambos desistiram no último momento.

Abbas, ao se desculpar com o prefeito de Roma, Gianni Alemanno, lamentou sua ausência em Roma, cidade "que tem todos os requisitos necessários para ser uma ponte entre todas as culturas do Mediterrâneo graças à sua história, posição geográfica e à sua política de defesa dos direitos fundamentais dos povos".

Entre os lugares que poderão ser visitados, além do Fórum Imperial, cuja entrada está vinculada ao Coliseu, citam-se o jardim secreto de Villa Borghese, a área arqueológica do teatro de Marcelo, a Fonte das Tartarugas de Gianlorenzo Bernini e o Monte das Pedras no bairro de Testaccio.

Em 2010 se celebram alguns aniversários de datas famosas vinculadas a Roma, como os 50 anos de estreia de "La dolce vita" de Federico Fellini e os 140 anos de Roma como capital do então Reino Unido da Itália.

As comemorações pelo aniversário de Roma começarão com um desfile de antigos romanos, senadores, soldados, gladiadores, matronas e crianças, personificados por dos mil participantes vindos de toda a Europa, sobretudo da Romênia (a antiga Tracia), Gália (França) e Britânia (Grã-Bretanha) que, a começar do Circo Máximo, percorrerão o Fórum Imperial passando pelo Coliseu.

As festividades terminarão com uma reunião de celebridades do desporto italiano, como o ex-campeão mundial do boxe Nino Benvenuti (derrotado pelo argentino Carlos Monzón duas vezes) e os irmãos Piero e Raimondo D'Inzeo, campeões olímpicos de hipismo e com o show inevitável dos fogos de artifício, que este ano se inspirarão em fontes e piscinas dos jardins à italiana.
 
http://www.italianos.it/

Nenhum comentário: