segunda-feira, 10 de maio de 2010

Bolsas europeias abrem em alta após plano para países em crise

Do G1, com agências internacionais -  As principais bolsas europeias abriram em alta, nesta segunda-feira (10), entre 1,5% e 3%, após os integrantes da União Europeia terem anunciado um plano de ajuda para os países afetados pela crise do euro.

Segundo a ministra espanhola da Economia, Elena Salgado, o pacote aprovado na madrugada desta segunda pelos ministros europeus das Finanças poderá alcançar os 750 bilhões de euros, uma iniciativa que terá a participação do Fundo Monetário Internacional (FMI).

A ajuda terá 60 bilhões de euros em empréstimos concedidos pela Comissão Europeia e 440 bilhões de euros em empréstimos ou garantias dos países da zona do euro, ou seja, um total de 500 bilhões.

A isso "poderá se somar uma contribuição do Fundo Monetário Internacional que poderá alcançar "a metade da contribuição dos Estados membros da zona do euro", indicou Salgado.

Apoio do G7
Os ministros de Finanças do Grupo dos Sete (G7, países desenvolvidos) apoiaram as decisões tomadas pelos países do euro em defesa da estabilidade financeira, ao reconhecer que neste momento há "necessidade de medidas excepcionais".

Em comunicado, os ministros de Finanças do Japão, Estados Unidos, Alemanha, França, Reino Unido, Canadá e Itália aprovaram as medidas extraordinárias tomadas em defesa do euro a fim de combater a especulação contra a dívida soberana de alguns Estados membros da União Europeia.

"Essas medidas serão uma forte contribuição para a estabilidade financeira e continuaremos trabalhando juntos para apoiar a estabilidade, a recuperação e o crescimento", indicou o G7 em comunicado.

(*) Com informações da EFE e da France Presse

Nenhum comentário: