domingo, 30 de maio de 2010

Comemoração do Dia da Comunidade Italiana

O Dia da Comunidade Italiana será comemorado no próximo dia 31/5, segunda-feira, em sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Na ocasião será entregue a 18 personalidades o troféu Loba Romana.

O Dia da Comunidade Italiana foi instituído pela Lei 6.133, de 1º de junho de 1988, de autoria do deputado Vitor Sapienza (PPS). O troféu Loba Romana, também de iniciativa de Sapienza, foi criado em 1991.

A láurea é concedida a italianos e seus descendentes que, por sua atuação sócio-econômica e cultural, contribuem para estreitar ainda mais os laços entre o Brasil e a Itália. Ao justificar a homenagem, o deputado Vitor Sapienza destaca a importância dos italianos e seus descendentes no desenvolvimento do país e, principalmente, do estado de São Paulo. "São raízes profundas das quais nos orgulhamos, raízes fincadas na lavoura, na indústria, no comércio e nas artes", enfatizou Sapienza.

Desde que foi instituído, o troféu Loba Romana já foi entregue a 319 personalidades. No ano passado, foram 16 pessoas laureadas, entre representantes do clero, da política, do funcionalismo público, das artes e do empresariado. A Loba Romana é uma láurea em bronze, com pedestal em mármore, que retrata uma loba amamentando os órfãos Rômulo e Remo, que tem um significado muito importante para a comunidade italiana.



Da assessoria do deputado Vitor Sapienza
vsapienza@al.sp.gov.br
http://www.al.sp.gov.br/

Nenhum comentário: