quinta-feira, 13 de maio de 2010

Contra a fome no mundo, com apitos amarelos

Um apito amarelo é o símbolo da mobilização contra a fome no mundo, que a Organização para a Alimentação e a Agricultura das Nações Unidas (FAO) anunciou no dia 11 em Roma.

Trata-se do projeto "Um bilhão de famintos", que quer recolher pelo menos 1 milhão de assinaturas em uma petição online, para pedir aos governos que coloquem o problema da fome na ordem do dia da agenda da política mundial.

A FAO explica que esta campanha quer ser "uma solução construtiva para os sentimentos de raiva e frustração de todos os indignados, pelo fato de que, ainda no século XXI, mais de um bilhão de pessoas passarão fome".
Jeremuy Irons
O slogan da campanha, que estará nos muros, nos transportes públicos e metrôs de muitos grandes centros urbanos é "I am mad as hell" (Estou muito zangado e não aceitarei mais isto, em uma tradição livre), a famosa frase do filme "Quinto Poder", repetida pelo ator britânico Jeremy Irons em um vídeo de apoio à iniciativa.

Um contador virtual registra cada novo nome que se soma na petição, à qual se pode participar assinando diretamente na web, via mensagens SMS, mas também se inscrevendo no grupo Facebook do projeto.

Nenhum comentário: