Milão, Ansa - A Copa do Mundo da África do Sul segundo as empresas italianas, além de um evento midiático e desportivo, representaria uma oportunidade econômica concreta. É o que indica uma pesquisa da Câmara do Comércio de Milão realizada em abril passado entre mais de 600 empresários e líderes do mundo econômico em Milão e na Itália.
Para o evento se espera um volume de negócios acima de € 3 bilhões, principalmente nos setores do comércio e do turismo.
É o que reconhecem 7% das empresas que apostam em um crescimento nas relações comerciais com a África do Sul, assim como os 5,7% que esperam aumentar o lucro com o evento, e os 6,4% que estão prestes a investir para aproveitar melhor esta oportunidade de um ponto de vista econômico.
Em particular, para 25% dos entrevistados a própria empresa sofrerá a influência da Copa, enquanto 9% acreditam que estarão implicados o titular e os colaboradores e 6% prevêem a predisposição e o uso de ferramentas internas para a atualização dos resultados.
Quanto à expectativa, o evento na África do Sul se divide entre céticos (para 30% ela é escassa; em particular para os que estão acima dos 50, que são 56%) e confiantes: para 27% é ótima, boa ou discreta, em particular para os empregados, que somam 41,3%. Os mais interessados são os jovens: 14% das pessoas com menos de 40 anos acreditam que a empresa se beneficiará pelo interesse direto do titular, dos colaboradores ou de iniciativas para os clientes; enquanto 8,3% planejam criar ferramentas internas para atualizar os resultados (e só 3% dos que têm mais de 50 anos).
Em termos de futebol, quais são as expectativas a respeito da seleção italiana? As mais otimistas são as mulheres, que esperam uma vitória ou uma boa classificação em 69% dos casos, contra os 47% dos homens (e contra uma média de 50%).
A Copa do Mundo da África do Sul começa no dia 11 de junho e termina no dia 11 de julho de 2010.
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