segunda-feira, 17 de maio de 2010

O Museu do Bixiga homenageia Adoniran Barbosa e Armandinho Puglisi



No dia 18 de maio, para comemorar o “Dia Internacional dos Museus”, o Museu Memória do Bixiga vai homenagear o compositor Adoniran Barbosa e Armando Puglisi, o “Armandinho do Bixiga”, idealizador e fundador do museu. Esta homenagem faz parte das comemorações dos 30 Anos de fundação do Museu Memória do Bixiga e acontece junto com a inauguração da exposição “Museu do Bixiga 30 Anos” que será inaugurada no Espaço Cultural Conjunto Nacional (Avenida Paulista, 2073 - Piso Térreo) às 19 horas do dia 18 de maio de 2010.
A exposição reúne um rico acervo de fotos e documentos que registram boa parte da história da imigração italiana em São Paulo, além de uma grande variedade de objetos utilitários, rádios antigos e brinquedos que pertenceram aos primeiros moradores do bairro. Na opinião de Armandinho: "No Museu do Bixiga estão os varridos da história. Aqui não têm fotos de rainha, rei, príncipe ou poderosos. Aqui se vê o pedreiro, o sapateiro, o alfaiate, o barbeiro, o padeiro.” Ele também dizia que "O Museu do Bixiga não é só sua sede e o que está lá dentro. O museu é o bairro do Bixiga inteirinho".

Na ocasião também será prestada uma homenagem a Adoniran Barbosa, assíduo freqüentador do Bixiga, pelo centenário de seu nascimento, com a exposição de alguns objetos pessoais que foram doados ao museu pela Dona Matilde, mulher do compositor.

Campanha pela revitalização do museu
Fundado em 1981 por Armando Puglisi, o "Armandinho do Bixiga", e Paulo Santiago, o Museu Memória do Bixiga, instalado na Rua dos Ingleses, 118, quase em frente ao Teatro Ruth Escobar, em uma casa tombada pelo patrimônio histórico, é considerado o primeiro museu de bairro da cidade.

Após o falecimento de Armandinho, seu idealizador, o museu passou a enfrentar sérias dificuldades, até fechar as portas em 2008. Como o processo de deterioração do imóvel e do acervo vinha se agravando, um grupo de moradores e simpatizantes do bairro sugeriu a formação de uma nova diretoria, que assumiu em dezembro de 2009, com o objetivo de ajudar na recuperação desse importante patrimônio cultural da cidade.

Rumo aos 30 anos
Em 2011, quando o Museu Memória do Bixiga completará 30 anos de sua criação, também será comemorado o "Ano da Itália no Brasil". Portanto, tornou-se prioridade a recuperação do único local dedicado à preservação da memória da imigração italiana em São Paulo.

Para alcançar esse objetivo, a nova direção está empenhada em captar recursos para viabilizar a revitalização do museu e estabeleceu as metas principais a serem alcançadas: restauro da casa (fachada, telhado e restauração interna); restauro do acervo (objetos, fotos e documentos); aquisição de equipamentos de informática; digitalização do acervo (fotos e documentos); implantação de cantina-escola (para cursos de gourmet); elaboração de cursos de museologia, restauração, literatura e vídeo; instalação de loja de souvenires; elaboração do site Museu Memória do Bixiga; elaboração de um livro/catálogo contando a história do museu e do acervo; criação da Associação Amigos do Museu Memória do Bixiga.

Serviço:
Homenagem a Armandinho Puglisi e Adoniran Barbosa
Dia 18 de maio - Dia Internacional dos Museus
Horário: 19 horas
Exposição: Museu Memória do Bixiga 30 Anos
Local: Espaço Cultural Conjunto Nacional
Endereço: Avenida Paulista, 2073 - Piso Térreo
Período: De 17 a 29 de maio de 2010
Horário: Segunda a Sábado das 9h às 21h/Domingos e feriados das 12h às 21h
Maiores informações: Valkiria Iacocca (11) 9942-8796/3178-4611/3253-9338

 
Vezio Nardini

Nenhum comentário: