Em uma ação conjunta entre e o ICE (Instituto Italiano para o Comércio Exterior), a FederBio (Federazione Italiana Agricoltura Biológica e Biodinâmica) e a BrasilBio (Associação Brasileira de Orgânicos), chegam ao país nove representantes, entre produtores e entidades italianas, para apresentarem seus produtos e serviços na Bio Brazil Fair 2010 (de 20 a 23 de maio, na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo).
Esta iniciativa antecipa as comemorações do Ano da Itália no Brasil em 2011 e sela a parceria de ações iniciadas em 2009, cujo objetivo é unir os setores produtivos dos dois países, para compartilhar tecnologia e buscar novos negócios no país.
Além do Pavilhão Italiano, acontece na Bio Brasil Fair 2010 - dentro do 6º Fórum de Agricultura Orgânica e Sustentável, o Módulo Brasil-Itália: Oportunidades de Colaboração Comercial e Produtiva na Agricultura Orgânica (dia 20 maio - das 16h30 às 18h15), no auditório principal da Bienal (piso térreo - Rua 5/R).
TRADIÇÃO E MODERNIDADE - A produção e o consumo de alimentos orgânicos resgatam nos dias atuais uma prática antiga da história da humanidade. Hoje, os orgânicos (originados da agricultura familiar e cooperativas, e produzidos dentro dos conceitos de produção orgânica, agro ecológica ou sócio biodiversidade) são utilizados por consumidores no mundo inteiro, refletindo a busca com a saúde e a proteção ambiental.
Dentro desta tendência, o Ministério do Desenvolvimento Econômico, o ICE e a Federbio dão continuidade às atividades entre Brasil e Itália, implementando ações de apoio à promoção do consumo de orgânicos.
Segundo o diretor do ICE no Brasil, Giovanni Sacchi, este acordo já se antecipa às exigências da sociedade contemporânea por alimentos saudáveis, que combinam sabor e saúde. "A ideia é compartilhar tecnologia, já que o modelo de produção italiano atende às características do Brasil, além de promover o comércio bilateral".
FEIRAS MUNDIAIS DO SETOR - Cerca de 40 empresários brasileiros, vinculados à BrasilBio, estarão de 9 a 12 setembro de 2010 no Salone Internazionale del Naturale (SANA) de Bolonha.
"O acordo de cooperação, iniciado em 2009, permite empreender novos caminhos para a promoção da Bio Made in Italy. Reforçar a presença no exterior do produto orgânico italiano fortalece as indústrias, os negócios e as feiras do setor", ressalta o presidente da Federbio, Paulo Carnemolla.
A Itália é 5º maior produtor de orgânicos do mundo, com cerca de dois milhões de hectares cultivados. Com crescimento anual de 30%, há grande interesse em vender seus produtos no mercado brasileiro e investir na produção orgânica no país.
O interesse italiano no Brasil é por produtos in natura e processados, como banana, caju, café e carne.
Já o interesse do Brasil na Itália inclui itens como azeite extra-virgem, vinho, queijo parmesão, presunto cru e tomate sem pele. Há no Brasil, nove milhões de hectares que podem ser usados para o cultivo de orgânicos, destaca o representante da FederBio na América do Sul, Paolo Edoardo Coti-Zelati.
DADOS DO SETOR ORGÂNICO NA ITÁLIA - Área cultivada: dois milhões de hectares ; 5º maior produtor de orgânicos no mundo ; 50.276 produtores filiados à Federbio
Principal região produtora: Sul da Itália (Sicilia, Puglia, Calábria), onde se concentram 42% das empresas produtoras
Principais regiões de empresas transformadoras, distribuidoras e exportadoras: Lombardia, Emilia Romagna e Veneto com 80% dos transformadores de orgânicos
Faturamento do setor: € 2 bilhões
Exportação: € 900 milhões
1º lugar em exportação de produtos orgânicos no Mundo
Maior produtor mundial de vinhos orgânicos no mundo, com 4% de toda a produção de vinhos do país
Principais mercados: EUA, Alemanha, Austrália e Ásia
O selo orgânico dá autenticidade ao produto para o consumidor. Na Europa existem normas rígidas para esta certificação. O Brasil terá, até o fim do ano, o selo "Orgânicos do Brasil" em seus produtos orgânicos e nos importados.
LANÇAMENTOS E NOVIDADES - Azeite extra-virgem com aroma de limão, creme de vinagre balsâmico, geléia de açaí com manga ou morango
6º FÓRUM DE AGRICULTURA ORGÂNICA E SUSTENTÁVEL - Módulo Brasil Itália: Oportunidades de Colaboração Comercial e Produtiva na Agricultura Orgânica - 20 de maio (quinta-feira) das 16h30 às 18h00. Auditório principal da Bienal, piso térreo Rua 5/R
PROGRAMAÇÃO -
16h30 O Setor Orgânico na Itália: Modelo Organizacional e Produtivo Líder no Mundo (Dr. Brunello - BUONITALIA)
17h00 Modelo Alimentação Escolar e Dieta Mediterrânea (Sr. Natale Marcomini - FEDERBIO)
17h15 Modelo de Sucesso no Mercado Brasileiro - P.R.O.BER (Sr. Mauro Benini - Agente para Brasil)
17h30 Oportunidade de Parceria no Setor Biológico entre Itália e Brasil (Dr. Giovanni Sacchi - ICE São Paulo)
18h00 SANA 2010: uma plataforma estratégica a serviço das empresas italianas e internacional do setor (Sr. Andrea Batazzi -Representante para a América Latina).
PAVILHÃO ITALIANO NA BIO BRAZIL FAIR 2010 -
Empresas
CONSORZIO GARANZIA BIO (http://www.consorziogaranzia.eu/ )
Produtos: vinhos, queijos, azeite de oliva extra-virgem, vinagre balsâmico, vinagre de mel, massas, molhos, tomate, conservas, produtos de panificação, confeitos, sucos de frutas, arroz, pratos prontos, etc.
OLEIFICIO SAPIGNI (http://www.sapigni.com/ )
Produtos: azeite de oliva extra-virgem (orgânico e convencional)
PROBIOS (http://www.probios.it/ )
Produtos: massas, biscoitos, produtos sem glúten, doces, queijos, produtos a base de arroz, produtos a base de milho, massa integral, produtos a base de soja temperos, molhos, tomate sem pele toscano, conservas, creme de chocolate, etc.
F.LLI GAUDIANO (http://www.bio-gaudiano.it/ )
Produtos: azeitonas em conserva, conservas em geral, azeite de oliva extra-virgem, patês, legumes grelhados, etc.
Empresas Institucionais
BIOAGRICOOP (www.bioagricoop.it) - Promoção, treinamento e pesquisa no campo da agricultura orgânica e desenvolvimento sustentável
BOLOGNAFIERE (www.sana.it) Sana - Feira Internacional de Produtos Naturais de 09 a 12 de setembro 2010, em Bologna - Itália
BUONITALIA (www.buonitaliaspa.it) - Promove e desenvolve o setor agroalimentar italiano
MULTIREP SERVICES (www.multirep.com) - Serviços de representação e promoção de Feiras Internacionais na Itália e Europa, dando assistência e consultoria comercial para pequenas e médias empresas no processo de internacionalização.
Entidades
ICE - Instituto Italiano para o Comercio Exterior (www.ice-sanpaolo.com.br) Instituição do Governo Italiano ligada ao Ministério Italiano do Desenvolvimento Econômico que, com uma rede de 117 escritórios espalhados por 87 países e outros 17 na Itália, promove os produtos, as tecnologias e os serviços italianos no mundo, dando particular atenção aos interesses e às necessidades das pequenas e médias empresas. Também trabalha para estimular o investimento direto italiano no exterior, bem como para atrair investimentos estrangeiros à Itália.
FEDERBIO- Federação Italiana de Agricultura Biológica e Biodinâmica (www.federbio.it) A federação (FIAO até setembro de 2005) reúne organizações de consumidores, organismos de controle (que inspecionam 95% das empresas biológicas italianas), associações de produtores agrícolas e da cadeia alimentar, entidades de pesquisa e organizações ecológicas que representam todos os interesses do setor da agricultura biológica e biodinâmica italiana. A FederBio se propõe como representante de todo o movimento biológico e biodinâmico italiano, do qual coordena as iniciativas para melhorar a qualidade e difusão dos produtos e para representar regional ou nacionalmente as instâncias do setor. Propõe ao legislador normas úteis para a proteção e o desenvolvimento do setor, promove o conhecimento da agricultura biológica, a formação, a pesquisa, a experimentação e a definição de padrões.
Serviço
Pavilhão Italiano - ICE/FEDERBIO Rua 04, estande 15
Biobrazil Fair - Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia
Data: de 20 a 23 de Maio de 2010 - das 11h00 às 20h00
Local: Bienal do Ibirapuera, São Paulo - SP - Brasil
Informações à Imprensa
Instituto Italiano para o Comércio Exterior
Deptº para a Promoção de Intercâmbios da Embaixada da Itália
Regina Di Marco rdimarco@uol.com.br
Silvia Colaianni rm-comunicacao@uol.com.br
T +55 11 2950.4820
ww.ice-sanpaolo.com.br
ww.italtrade.com/brasil
www.ice.gov.it














Um comentário:
Eu gostaria de saber se vocês podem me ajudar, eu estou procurando sêmola de grano duro italiano para comptar no Brasil, vocês saberiam me informar quem são os importadores????
Grata.
Aline Lemos
Postar um comentário