quarta-feira, 26 de maio de 2010

Romaria de Caravaggio: a fé imigrante

Nesta quarta-feira, milhares de fiéis acorrem ao Santuário de N.S. do Caravaggio, em Farroupilha, devoção que começou com os imigrantes italianos. Foto: Sec.Turismo RS/Dal Monte

2010, ano do 135º aniversário da imigração italiana no Rio Grande do Sul e da 131ª Romaria de Caravaggio, em Farroupilha, município localizado a 105 km de Porto Alegre, primeira região do Estado a receber imigrantes da Itália. Ou seja, a proximidade das datas não é mera coincidência. A fé acompanhou os colonizadores pioneiros, consolidou-se entre as gerações subseqüentes e se mantém atualmente como expressão de religiosidade e tradição. Hoje, dia 26, depois de uma série de pré-romarias, o Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio, patrimônio histórico e cultural do Estado, recebe milhares de fiéis oriundos de diferentes partes do país e também do exterior.

Muitos fazem o tradicional percurso, entre Caxias do Sul e o Santuário, a pé, ao longo da chamada Estrada Velha, onde foram instalados pontos de apoio, com distribuição de água, café, além de posto médico. Outras pessoas acorrem ao local utilizando-se de veículos coletivos ou particulares.

O público esperado é superior a 300 mil pessoas. Em Farroupilha e Caxias do Sul é feriado. Mais de mil pessoas vão atuar na organização do evento. Missas serão celebradas das 6h às 18h. E isso que em outras cidades, como Canela, também ocorrem festividades dedicadas a Nossa Senhora do Caravaggio.

Conforme a história, a aparição de Nossa Senhora de Caravaggio aconteceu no dia 26 de maio de 1432 a uma camponesa chamada Joaneta, num lugarejo chamado Caravaggio, no norte da Itália.

A primeira capela para Nossa Senhora do Caravaggio foi erguida na região de Farroupilha em 1879, mesmo ano em que os moradores começaram a realizar romarias em homenagem à santa. Em 1890, os imigrantes inauguraram uma nova igreja, que até hoje é visitada por milhares de católicos para deixar no templo os ex-votos por graças e curas alcançadas. Em 1968, foi construído o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio.

Acesse o site do Santuário e leia mais sobre como os imigrantes italianos decidiram-se pela padroeira

Redação revista eletrônica Oriundi

Nenhum comentário: