sexta-feira, 28 de maio de 2010

Soprano brasileira Isabel Barbosa canta no Teatro Signorelli de Cortona na Itália

crédito da foto: Azurra Piccardi

A soprano brasileira Isabel Barbosa, atualmente è radicada na Itália, participará do recital Nuances del Bel Canto em um dos mais importantes teatros da cultura italiana, o Signorelli de Cortona, que junto ao Tuscan Sun Festival receberam renomados cantores líricos como Anna Netrebko, Marcelo Alvarez, Dmitri Hvorostovsky entre outros. Isabel Barbosa será acompanhada pelo pianista Gianni Fabbrini destaque de crítica do Festival Rossiniano de Pesaro, na Itália. O recital será no dia 27 de maio, às 21h15.

No recital interpretarão belas árias do repertório italiano como: La regata veneziana de Gioachino Rossini, Oh!mio babbino caro, de Giacomo Puccini, Merce dilette amiche de Giuseppe Verdi.

Esse evento terá a Presença de Honra do barítono alemão Johannes Martin Kranzle, um grande intérprete que subirá ao palco e cantará ao lado de Isabel Barbosa. Em 2010, Kranzle foi Alberich na ópera Das Reihngold no Teatro Alla Scala de Milão. Em 2011 interpreterá Beckmesser in Meistersinger no Glyndebourne Festival e Musiklehrer de Ariadne auf Naxos no Teatro de Opera de Koln.

Isabel Barbosa virá ao Brasil em outubro de 2010 para realizar uma turnê pelo Nordeste e cantará pela primeira vez repertório operístico italiano e francês como solista em concertos com a Orquestra Sinfônica da Paraíba, a Orquestra Sinfônica do Recife (OSR) e a Orquestra Filarmônica do Ceará.

A soprano brasileira é natural da cidade de Esperanca no sertão da Paraíba. De uma família de poucos recursos, precisou ser adotada e foi para João Pessoa. Sua nova família a ingressou nos estudos de piano aos 5 anos com Isabel Burity. No violino estudou como curso de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Em 1995 graduou-se em Educação Artística e habilitou-se em música pela UFPB. Nos Estados Unidos estudou na Westminster Choir College com Marvin Keenze. Graduou-se e pós-graduou-se em Canto Lírico no Conservatório Luigi Cherubini de Florença entre 2007 e 2010. Site: http://www.isabelbarbosa.com.br/
Em 2000, em Joao Pessoa, participou do Concerto Paraiba, Gente Nostra da TV Cabo Branco da Rede Globo, onde toda a arrecadação foi para possibilitar patrocinar a sua viagem de Isabel Barbosa para estudar canto e idioma italiano na Itália. Superando as dificuldades iniciais de adaptacao, com muita dedicacao e determinacao foi conquistando o seu espaço.

Isabel Barbosa em 2009 tornou-se a primeira cantora lírica brasileira a participar da Accademia Festival Pucciniano, na Itália, importante instituição de aprofundamento da interpretação das obras do compositor Giacomo Puccini. A crítica brasileira Margarete Almeida do jornal A União na Paraíba a considerou uma Revelação do Canto Lírico após o seu debut sob a regência de Eleazar de Carvalho. Matéria: http://www.isabelbarbosa.com.br/media/dynamic/press/revelacao_no_canto_lirico.jpg

Gianni Fabbrini gravou em 2009 as óperas Il Turco in Italia, La Figlia del Regimento e Il Matrimonio Segreto pela NAXOS sob direção de M.Conti. Recentemente participou da produção Incoronazione di Poppea (diretor I.Bolton) no Teatro Opera Bastille em Paris, Tosca no Teatro Maggio Fiorentino (regência Zubin Metha, Il viaggio a Reims no Teatro La Monnais Bruxelles, (dir.C.Rizzi).
Mais informações com a assessoria de imprensa, a Bemelmans Comunicações, Miriam Bemelmans (MTB 26.374) pelos telefones (11) 3034-4997 e (11) 9969-0416, pelo e-mail miriam@bemelmans.com.br  ou pelo site http://www.bemelmans.com.br/

Miriam Bemelmans
(11) 3034-4997
(11) 9969-0416
miriam@bemelmans.com.br
http://www.bemelmans.com.br/

Nenhum comentário: