segunda-feira, 17 de maio de 2010

Virada de São Paulo tem surpresas agradaveis da Itália




A Itália esteve presente no âmbito da programação da Virada Cultural da cidade de São Paulo, que ocorreu neste ultimo final de semana, com apresentações do Circo de Turim, do cantor e compositor Stefano Nutti e do músico Vincenzo Abbracciante.

No sábado, na Sala Olido (Galeria Olido 2º andar- Avenida São João, 473), se apresentou Stefano Nutti. No mesmo dia, na praça Julio Prestes, e na Associação S. Vito, Vincenzo Abbracciante mostrou ao público por que é um dos acordeonistas mais respeitados, tanto na Itália quanto no exterior.

Já no domingo, também com entrada franca, na praça Pedro Lessa, teve a Escola de Circo Vertigo de Torino que mostrou uma história de circo e a unificação da Itália, estudo para um espetáculo celebrativo – uma piccola tribú corsara.

Os espetáculos tiveram a organização do Istituto Italiano di Cultura e a colaboração da Regione de Piemonte e da Associazione Siciliani in Brasile.

O que nós tocou foi o talentoso Vic Abbracciante na acordeon, a rapidez e a qualidade da sua musica calou até os menos interessados.

Vincenzo Abbracciante nasceu na cidade italiana de Ostuni, em 1983. Pertence a uma família de acordeonistas. Ainda muito jovem inicia os estudos musicais com o pai Franco e ganha em breve tempo muitos concursos italianos. Participou de seminários no Siena Jazz com os Maestros Franco D’Andrea, Bruno Tommaso, Stefano Battaglia e de Masterclass con Richard Galliano e Joelle Leandre. Estudou Jazz com o Mº Gianni Lenoci junto ao Conservatório “Nino Rota” de Monopoli e piano com Mirko Signorile. Em 2000 ganha o “25ºconcorso internazionale Città di Castelfidardo”, na categoria “Varieté junior” e, em 2003, ganha o “53º Troféu mundial de acordeon” na categoria “Varieté senior”. Esteve presente em vários espetáculos televisivos tanto na RAI quanto em TVs locais. Apresentou-se com músicos italianos como Lucio Dalla, Marc Ribot, Carlo Actis Dato, Vito Di Modugno, Orchestra Ico della Magna Grecia, Pippo Ark D’Ambrosio,Walter Grassman, Hannes Strasser. Richard Galliano, falando de acordeonistas jovens em uma entrevista publicada na revista francesa Jazzman, disse : “Quem mais me impressionou foi um jovem italiano, natural da região Puglia: chama-se Vincenzo Abbracciante. A cada música me fez embarcar em uma história e me comovi”.

A viradacultural foi um sucesso, graças támbem a um pedaço da Itália.
Alem destes musicistas a Itália estava presente com o IED – Istituto Europeo di Design.

Exposições como ‘Design da Virada’, lançamento das revistas Tupigrafia 9 e IEDITO (HQ) e uma mesa redonda propondo o debates como Ocupação Gráfica Urbana e Ilustração são as atividades propostas para o público interessado até as 20h no IED São Paulo (R. Maranhão, 617 – Higienópolis).

Além da programação especial, o IED está participando da Virada Cultural com uma série de cartazes e outras peças gráficas oficiais do evento desenvolvidos pelos alunos do terceiro ano de Design Gráfico da instituição com o tema “A gráfica e a cidade”.

Esperamos mais no Ano da Itália no Brasil.

http://www.italia.org.br/

Nenhum comentário: