segunda-feira, 28 de junho de 2010

Em São Paulo, Berlusconi faz elogios a Lula


O premier italiano, Silvio Berlusconi, ressaltou hoje na cidade de São Paulo, onde iniciou nesta tarde uma visita ao Brasil, a "compreensão" que mantém com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com quem se reunirá nesta terça-feira.

"Me sinto absolutamente próximo a Lula porque, embora a minha origem seja completamente diversa, temos o mesmo modo e, na realidade, nos entendemos bem rapidamente", elogiou o primeiro-ministro, que chegou há pouco para uma visita oficial de dois dias ao país.
Berlusconi ressaltou ainda "o grande trabalho" realizado pelo governo Lula. "Creio que haverá a possibilidade de voltar à presidência dentro de quatro anos", comentou ao referir-se ao término do segundo mandato do brasileiro.

Sobre a sua vinda à cidade de São Paulo, Berlusconi afirmou que no país sul-americano "há toda uma série de possibilidades para as empresas" italianas "em todos os setores e, principalmente, na área de infraestrutura".

Nesse sentido, o chefe de Governo recordou "o importante projeto do trem de alta velocidade entre o Rio e São Paulo", apenas "um dos tantos programas aos quais as companhias italianas podem encontrar um modo de trabalhar no Brasil". "Aqui já temos importantes empresas, como a Telecom e a Fiat", continuou.

Ainda questionado por jornalistas sobre o Brasil, Berlusconi declarou que "é um país protagonista da economia mundial (...), o primeiro país produtor de carne e soja e de outros produtos".

Berlusconi chegou a São Paulo acompanhado de uma delegação de 60 representantes do empresariado italiano. Segundo o governo da nação europeia, o objetivo da viagem é dar "apoio concreto" às empresas interessadas em investir no Brasil -- em 2009, o número de companhias italianas que se estabeleceram aqui passou de 120 para mais de 300.

Amanhã, Berlusconi se reúne com Lula, com quem participará do fórum "Brasil-Itália: Novas Parcerias Estratégicas", na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
 
http://www.ansa.it/

Nenhum comentário: