quarta-feira, 28 de julho de 2010

Coroa de louros (Laurea)

Nas "Laureas", ou formaturas universitárias da Itália, é costume se colocar uma coroa de louros sobre a cabeça dos formandos (como na foto ao lado) tão logo estes recebam o título. Daí a expressão "laurearsi". Em latim, "laurus" significa "louro" (em português seria algo como "enlourar-se"). É um costume muito legal. Tipicamente por volta dos meses de julho e fevereiro, você verá nas universidades italianas alunos "laureados" (laureati), isto é, usando estas curiosas coroas...

A origem do uso da coroa de louros está no mito de Dafne, uma ninfa que transmutara-se em um pé de louro para fugir de Apolo. O deus, então, fizera com as folhas uma coroa, com a qual passou a ser representado.

Na Grécia Antiga, em vez de receberem as atuais medalhas de ouro, prata e bronze, os atletas eram premiados com as coroas de pequenos ramos de oliveira entrelaçados, que representavam a suprema glória para a alma grega. Na mitologia grega este era um dos símbolos usados por Apolo, deus da Luz, da Cura, da Poesia, da Música e da Profecia, protetor dos atletas e dos jovens guerreiros. Em Atenas, a coroa de louros como símbolo de distinção e glória foi substituída pelos ramos de oliveira, considerada a árvore protetora da cidade. Apesar de não ter valor material, a coroa tinha um significado muito especial para os atletas e para a cidade de onde provinham, que os receberiam com grandes festas e criando estátuas em homenagem aos vencedores.

A coroa de louros, ou láurea (que na Itália significa também "cerimônia de formatura" ou "grau universitário"), passou então a simbolizar a vitória, sobretudo nos Jogos Olímpicos.

http://morarnaitalia.blogspot.com/

Nenhum comentário: