quarta-feira, 28 de julho de 2010

Italia News Julho 2010

Projeto Portos: Próximas Atividades


O Projeto Portos, realizado pela Câmara Italiana de Santa Catarina em parceria com as Câmaras Italianas da América Latina e Caribe, está rendendo a participação em diversos eventos do setor, como “XIX Congresso Latinoamericano sui Porti” em Quito, Equador. Para os próximos meses, estão previstos mais três eventos dos quais a Câmara estará participando.

Em setembro, acontece a Itajaí Trade Summit, da qual a Câmara Italiana participará com um stand institucional com o objetivo de fomentar negócios bilaterais entre Itália e Brasil no setor de infraestrutura e logística portuária.



Próximos eventos:

Itajaí Trade Summit – 15-17 set/ Itajaí
Missão ao porto de Genova – 20-21 out - Genova
Toc Américas – 09 – 11 nov/ Rio de Janeiro


No mês de outubro, será realizada uma missão à Itália, na qual empresários e operadores do setor visitarão o porto de Genova para conhecer as tecnologias do país nas operações portuárias e buscar oportunidades de cooperação para construção naval.

Já em novembro, acontece no Rio de Janeiro a TOC Américas – The Shipping, Ports and Terminal Operators Conferences and Exibition, evento que reúne operadores e fornecedores de serviços e produtos para o setor portuário e permite aos visitantes conhecer as últimas tecnologias e novidades em infraestrutura e logística portuária.

Para mais informações sobre os eventos e como participar da missão técnica ao porto de Genova, entre em contato com a Câmara Italiana: Telefone: (48) 3027 2710 ou e-mail: info@brasitaly.org


Feiras italianas no segundo semestre

Está aberta a temporada de feiras do segundo semestre na Itália, e apresenta boas oportunidades para os empresários brasileiros. Por isso, a Câmara Italiana já está com inscrições abertas para a organização de grupos interessados em buscar algum tipo de parceria ou know how em cinco delas:

Micam Shoevent é o evento de calçados de nível médio-alto e alto, que traz as novidades mais excitantes. Calçados masculinos, as últimas tendências em calçados femininos, sofisticados, infantis, jovens e de designers. A sessão especial para visitantes abrange a renomados estilistas que apresentam suas novas coleções para as marcas mais importantes e da alta moda de designers italianos. De 19 a 22 de setembro, em Milão.

Cersaie é o Salão Internacional da Cerâmica para a Arquitetura e Construção. Na feira é possível encontrar cerâmicas para pisos, instalações sanitárias, móveis de banho, fogões, aquecedores, cerâmicas para cozinha, materiais de construção, materiais em geral, ferramentas e instalações para a construção, displays para showrooms de produtos cerâmicos e muito mais. De 26 de semtebro a 2 de outubro, em Bologna.

EIMA – Esposizione Internazionale di Macchine per l’Agricoltura, destinada ao segmento de máquinas agrícolas, é considerada uma das mais importantes feiras do setor do mundo. De 10 a 14 de novembro, em Bologna.

Ecomondo é a maior exposição anual para o meio ambiente e sustentabilidade da indústria que se esforça para vencer o desafio global de lucro que combina desenvolvimento e sustentabilidade, meio ambiente e energia, a globalização e a proteção ambiental. De 3 a 6 de novembro, em Rimini.

SANA é uma feira determinada a promover uma nutrição e vida saudáveis. Mostra as últimas tendências e estilo de vida, relacionados a saúde e ao bem-estar, ilustrando produtos e soluções inovadoras deste setor. De 9 a 12 de setembro, em Bologna.
Para mais informações sobre os eventos, como participar:  Telefone: (48) 3222 2898 E-mail: promo@brasitaly.org


XI Meeting dos Secretários Gerais



Nos dias 3 a 6 de julho, aconteceu em Roma o “XI Meeting dei Segretari Generali”, evento que reúne anualmente todos os Secretários Gerais das câmaras de comércio italianas de 49 países do mundo.

No dia 5 de julho foi realizado o seminário “Ve(n)dere oltre la crisi: nuove leve per la crescita del Made in Italy sui mercati esteri”, que mostrou as reflexões sobre as mudanças, novos modelos de consumo causados pela crise e as oportunidades que podem surgir nesse contexto, além do posicionamento do “Made in Italy” e das Câmaras Italianas no cenário mundial.

Dentro desse contexto, foram apresentados os primeiros resultados do projeto “Marchio ospitalità Italiana: Ristoranti Italiani nel Mondo”, do qual a Câmara Italiana de Santa Catarina faz parte, tendo indicado 15 restaurantes a receber a certificação para o ano de 2010.

Durante os encontros b2b, a Câmara Italiana encontrou várias organizações de Centro estero Veneto, Assofrancising, Câmara de Comércio de Torino, PROMEC, Mondimpesa, e várias Câmaras de Comércio na Italia.

Também foram tratados assuntos internos da rede das Câmaras, atividades de formação para os dirigentes e encontros sobre projetos de rede, novas fontes de financiamento para as câmaras, projetos europeus, prestação de contas.

Dentre os presentes no evento, estavam Augusto Strianese, Presidente da Assocamerestero, Ferruccio Dardanello, Presidente da Unioncamere, Adolfo Urso, Vice Ministro do Desenvolvimento Econômico, Giandomenico Magliano, Diretor Geral de Cooperação Econômica Multilateral, do Ministério das Relações Exteriores e Giuseppe Tripoli, Chefe do Departamento de Empresa e Internacionalização do Ministério do Desenvolvimento Econômico.

Flash News

· Brasil e Itália aumentam cooperação
- O Primeiro-Ministro Italiano Silvio Berlusconi se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no final de junho para discutir temas da agenda bilateral, como acordos de cooperação nas áreas esportiva, cultural, de turismo e em matéria de infraestrutura. Também foram assunto as negociações entre o Mercosul e a União Européia.

- Os ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) do Brasil, Miguel Jorge, e do Desenvolvimento Econômico da Itália, Adolfo Urso, decidiram, durante um encontro empresarial na FIESP, formar um grupo de empreendedores dos dois países para acompanhar e incentivar os investimentos mútuos entre eles. O grupo servirá principalmente para destravar dificuldades existentes entre os acordos.

- O Presidente do ICE, Embaixador Umberto Vattani assinou planos de cooperação com a Fundação Getúlio Vargas, com o Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (SENAI) e com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX)

· Empresa italiana de iates abrirá fábrica em Itajaí
A empresa italiana Azimut-Benetti anunciou a construção de uma fábrica de iates em Itajaí. O investimento será de 80 milhões de euros em cinco anos (cerca de R$ 184 milhões). De acordo com nota oficial emitida no final de junho, quando o presidente do grupo, Paolo Vitelli, anunciou o investimento, o estaleiro em Itajaí será o maior do tipo coberto do mundo. A fábrica terá capacidade para produzir 100 iates por ano.

· Europeus buscam oportunidades de investimento na Copa de 2014
Dirigentes da Prefeitura de Curitiba participaram de um encontro sobre a Copa de 2014 com representates das regiões que compõe o grupo “Quatro Motores para a Europa”: A Região Rhôde-Alpes (França), Baden Wüttemberg (Alemanha), Catalunha (Espanha) e Lombardia (Itália). O grupo, que tem grande experiência em eventos esportivos, veio conhecer e discutir as oportunidades de negócios geradas pela Copa de 2014.

Reunião do Projeto Italia Lavoro em Roma


Em ocasião do Meeting dos Secretários Gerais, foi realizada uma reunião entre os dirigentes das Câmaras participantes do projeto e a cúpula do Italia Lavoro em Roma.

O principal assunto abordado no encontro foram as estratégias para viabilizar o processo de estruturação do desk de serviços do projeto que será aberto em cada uma das câmaras. O desk consistirá em um centro de serviços para atendimento aos jovens desempregados, com a expectativa de sensibilizar a formação e a inserção no mercado de trabalho, bem como fornecer auxílio e orientação para a abertura de novas empresas.

Outra iniciativa prevista para o projeto é a criação de um banco de oportunidades que visa aproximar empregadores e trabalhadores, que poderá ser acessado através do portal do projeto.

Para informações adicionais e envio de currículos, os jovens deverão entrar em contato com a Câmara Italiana de Santa Catarina, através do telefone (48) 3027 2710 ou e-mail: italialavoro@brasitaly.org


Novos Sócios

Com quase 40 anos de história e mais de um milhão de metros quadrados construídos por todo o território nacional, a Construtora Piacentini é reconhecida pela solidez,qualidade e visão empresarial.
http://www.cpiacentini.com.br/


Comitê Editorial - Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina
Avenida Rio Branco, 404, Centro Empresarial Planel Towers – sala 505 II, Centro
 Florianópolis – SC
Cep: 88015-200 Tel: +55 48 3027 2710 Fax: +55 3222 2898
E-mail: info@brasitaly.org Site: www.brasitaly.org

Nenhum comentário: