quarta-feira, 28 de julho de 2010

Vaticano: regras para uso de roupas na cidade

Cidade do Vaticano - As regras que impedem que turistas entrem na Basílica de São Pedro com os ombros e as pernas desnudos agora estão sendo aplicadas também em outros locais da Cidade do Vaticano, como a farmácia, o supermercado e a agência dos correios.     Agora são submetidos à norma, que começa a ser imposta com alguma elasticidade, quem entrar no pequeno Estado a trabalho ou por questões de saúde.

"Sabem como as coisas funcionam aqui?", perguntam os jovens da Guarda Suíça a quem chega com trajes típicos de verão à fronteira entre Roma e o Vaticano, atravessada diariamente por milhares de pessoas.
Muitos acreditam que se trata de uma pergunta burocrática e mostram receitas médicas -- se querem ir até a farmácia -- ou documentos. Os guardas, então, explicam: "Esta é a cidade do Vaticano e, por respeito, aqui não se entra com ombros nus ou de shorts".
Há quem se apresse para comprar um xale em uma banca próxima. Para os homens que se apresentam de shorts, porém, é mais complicado encontrar calças. Também existem os que insistem, por ir frequentemente à farmácia vaticana, à qual se dirigem idosos que atravessam Roma para economizar ou comprar algum remédio não encontrado na Itália.

"Vim de Centocelle [bairro ao leste de Roma] e você quer que eu dê meia volta?", lamenta Maria, uma senhora de mais de 70 anos que usava um vestido sem mangas. Os guardas deixam-na passar, mas lembram que ela deve vestir-se adequadamente na próxima vez.

"Com todos os escândalos na Igreja, é possível que impliquem com vestidos sem mangas?", diz Maria, em alusão aos casos de pedofilia envolvendo membros do clero que vieram à tona em diversos países nos últimos meses.
 
http://www.ansa.it/

Nenhum comentário: