sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Bienal de Arquitetura de Veneza será dirigida por uma mulher pela primeira vez

Kazuyo Sejima

Veneza - A Bienal de Arquitetura de Veneza será dirigida pela primeira vez em seus mais de 20 anos de história por uma mulher, a japonesa Kazuyo Sejima, última ganhadora do Prêmio Pritzker, espécie de Nobel da área.

Sejima defende uma arquitetura "que facilite as relações entre as pessoas" e é apreciada sobretudo por ter um estilo fortemente inovador, que rompe com a rigidez da projeção clássica.

A arquiteta sabe explorar um uso pessoal e abstrato dos espaços, revolucionando a relação do ser humano com o ambiente que o rodeia, como fez no Christian Dior Omotesando Building, em Tóquio, no qual mostra sua preferência por superfícies cristalinas e formas alongadas.

O tema da 12ª edição da bienal, que será realizada entre os dias 29 de agosto e 21 de novembro, é "As pessoas se encontram na arquitetura".

Serão apresentados cerca de 50 trabalhos de estudos de arquitetos, engenheiros e artistas.

"Minha bienal é uma reflexão sobre a arquitetura e sua capacidade de se adaptar às mudanças radicais que acontecem rapidamente nesses primeiros dez anos do século 21, e será a ocasião para experimentar as múltiplas possibilidades e a pluralidade de enfoques que tem a arquitetura mundial atual", declarou Sejima.

A melhor participação italiana, o melhor projeto e o jovem arquiteto mais promissor receberão o Leão do Ouro do júri.

www.ansa.it/www.italianos.it

Nenhum comentário: