sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Câmara Italiana - Italia News Agosto 2010



Câmara Italiana participa de evento sobre portos

A Câmara Italiana participou, no dia 11 de agosto, da reunião da Câmara de Transporte e Logística da FIESC, realizada com o objetivo de debater as perspectictivas da logística de transportes em Santa Catarina. Na ocasião, foi apresentada a palestra “Complexo Portuário do Rio Itajaí-açu – situação atual e perspectivas”, além de debates sobre investimentos privados em aeroportos.

O Superintendente do Porto de Itajaí, Antônio Ayres dos Santos, na palestra proferida na FIESC.

Durante a apresentação no encontro, o superintendente do Porto de Itajaí, Antônio Ayres dos Santos, afirmou que em 2010 o porto deve movimentar quase 1 milhão de TEUs. Hoje, Itajaí tem o segundo porto em movimentação de containeres do Brasil, atrás apenas do Porto de Santos. No diagnóstico apresentado, o superintendente destacou que o porto precisará fazer dragagem de aprofundamento para que o canal de acesso alcance 14 metros de profundidade, podendo atender com mais tranqüilidade os navios que chegam.

Próximos eventos:
Itajaí Trade Summit – 15-17 set/ Itajaí
Missão ao porto de Genova – 20-21 out - Genova
Toc Américas – 09 – 11 nov/ Rio de Janeiro
Na palestra também foi observada a necessidade de aumentar a bacia de evolução (local onde o navio faz o giro) para que os novos navios, que estão sendo produzidos cada vez com tamanhos maiores, possam ter acesso ao porto. Todas as oportunidades e previsões de investimento são divulgadas pela Câmara Italiana para empresas e entidades do setor na Itália, de forma a atrair o interesse e investimentos para o estado.

A Câmara Italiana divulgou seu projeto “Portos: Aspectos de Infraestrutura e Logística. Uma oportunidade para as empresas italianas” e fez importantes contatos institucionais para as próximas etapas do projeto, além da divulgação da Missão ao Porto de Gênova, que acontecerá em Outubro e levará empresários e entidades do setor a conhecer o importante porto italiano, buscando tecnologias e modelos para trazer ao Brasil.


Projeto “ITES” abre desk Italia Lavoro em Santa Catarina

A Câmara Italiana de Santa Catarina está colaborando com o projeto ITES – “Ocupação e desenvolvimento da comunidade italiana no exterior” por meio da abertura de um centro de serviços para atendimento aos jovens desempregados ou no subemprego, com a expectativa de incentivar a formação desses e a sua inserção no mercado de trabalho, assim como auxilia-los e orienta-los na abertura de empresas.

Uma das iniciativas do Câmara Italiana para o projeto será a criação de um banco de oportunidades que tem como objetivo aproximar empregadores e trabalhadores oferecendo profissionais qualificados para o mercado de trabalho. Além disso, pretende garantir às empresas de Santa Catarina que aderirem ao projeto a oportunidade de utilizar o banco de oportunidades como um recurso de recrutamento e seleção de pessoal, garantindo assim a melhoria do seu quadro de colaboradores.

As ações do projeto para promover o emprego e a formação profissional dos jovens se organizam em seis grandes linhas estratégicas:


O projeto visa por meio dessas ações a inclusão social e produtiva de uma parcela da população mais vulnerável. Para isso, a Câmara Italiana pretende articular parcerias não só com o setor produtivo, mas também com associações governamentais e não governamentais que compartilham de seus objetivos e tenham como um de seus princípios a responsabilidade social.

Para informações adicionais e envio de curiculuns, os jovens deverão entrar em contato com a Câmara Italiana de Santa Catarina.

Tel: 48 3027 2710 - E-mail: italialavoro@brasitaly.org.

Oportunidades!

· Investimento: Pousada em Arraial d’Ajuda, BA. Reformada; 14 suítes com TV frigobar e ar condicionado; varanda; restaurante; bar; lavanderia; duas piscinas sendo uma de hidromassagem; sauna; sala de jogos; ampla área verde. Área total 1320m². Área construída 730m². Totalmente regularizada.

· Empresa Italiana produtora de máquinas agrícolas procura representantes, importadores e compradores de seus produtos no Brasil.

· Empresa Italiana produz artigos para solda e busca parceiros no Brasil para revenda de seus produtos.

Mais informações: Email: economia@brasitaly.org  / Telefone: (48) 3027 2710



A Câmara Italiana de Santa Catarina estará presente com um stand no Salão do Estudante, que acontece no dia 21 de setembro em Florianópolis.

O evento é a maior feira educacional da América Latina e conta com a participação de diversas instituições de ensino estrangeiras, oferecendo oportunidades de intercâmbio para graduação, pós-graduação, cursos de idiomas e estágios. A participação na feira faz parte das atividades do Projeto Italia Lavoro, que será apresentado em um seminário no evento.
O Salão do Estudante recebe anualmente mais de 4.500 visitantes, e a Itália é o quinto país de destino mais procurado e o italiano o terceiro idioma de maior interesse dos jovens que desejam estudar ou realizar estágios no exterior.


Projetos em andamento

Atualmente, a Câmara Italiana de Santa Catarina está realizando os seguintes projetos: “Portos: Aspectos de Infraestrutura e Logística: uma oportunidade para as empresas Italianas”, “Italia Lavoro”, “Gastronomia e Cultura Italiana”, e “Missão da Associação dos Jornais Diários do Interior de Santa Catarina/Brasil à Itália”.


Staff da Câmara Italiana: Rogéria Couto, Cláudia Fossati, Josiele Hoffmann e Antonio Muratore


Flash News

· Al Invest Mercomoveis
A FIESC estará organizando, nos dias 24 a 27 de agosto, o Projeto Al Invest Comprador Mercomóveis 2010, na cidade de Chapecó, em Santa Catarina. O projeto tem como objetivo apoiar o fortalecimento e internacionalização das pequenas e médias empresas latino-americanas, o intercâmbio de inovações e conhecimento e a promoção de negócios com empresas européias.

A Câmara Italiana divulgou a iniciativa para empresas italianas interessadas em estreitar as transações comerciais com empresas catarinenses do setor moveleiro.

· Construfair – 17º Salão do Imóvel
A Câmara Italiana esteve presente na Construfair – 17º Salão do Imóvel, que ocorreu entre os dias 10 e 15 de agosto, no Centrosul em Florianópolis. Empresários, engenheiros, arquitetos, decoradores, paisagistas e pessoas que pretendem comprar ou reformar um imóvel estavam presentes no evento realizado pelo Sinduscon da Grande Florianópolis para proporcionar negócios, exposição de marcas, idéias, tecnologias, empreendimentos, conceitos e serviços que visam sustentabilidade, qualidade e satisfação para todas as partes envolvidas. Na abertura do evento estavam presentes o Governador do Estado de Santa Catarina, Leonal Pavan, o Secretário do Meio Ambiente, Paulo César da Costa e o presidente do SINDUSCON, Hélio Bairros, entre outros.

De: Câmara Italiana - COMUNICAÇÃO

Nenhum comentário: