quinta-feira, 16 de setembro de 2010

A antiga 'Fiera del Soco' de Grisignano

Veneza - Uma viagem através antigos ofícios e tradições. Esta é também a proposta deste ano da antiga Fiera del Soco de Grisignano: o evento representa uma das mais antigas festas do Veneto e da Itália, posto que nos textos há vestígios desta feira que remontam a 1763, mas na realidade parece que já era organizada a partir do século XVI.

A redescoberta das raízes passa pelo ''el Borgo", um antigo vilarejo, fielmente reconstruído graças a um trabalho meticuloso de resgate das memórias. Aqui você poderá xeretar entre comerciantes e empregados da época absortos em suas atividades, para descobrir técnicas e ferramentas de trabalho dentro das sugestivas lojinhas do Veneto, que reabrem suas portas e retomam suas atividades. Tudo isso enquanto as ruas da vila se enchem de personagens que, em trajes da época, vivem o dia a dia de seus antepassados, comendo, trabalhando, brincando e conversando.

O antigo cenário só foi possível graças à disponibilidade dos artesãos, que revelam os segredos dos antigos ofícios medievais - tecelões, ferreiros, etc - e que com suas ferramentas de trabalho mostram cada fase da produção.

"O nosso objetivo - explica Renzo Lotto, prefeito de Grisignano - é promover cada vez melhor a antiga Fiera del Soco, tentando exportá-la além das fronteiras, para que seja apreciada pelo mundo.

Isto poderia ocorrer inicialmente no Brasil, graças à parceria com as comunidades de Nova Araçá, no Rio Grande do Sul. E sem jamais perder de vista a terra de nossos pais e respeitando seus valores. Justamente as tradições e os costumes locais - que atravessam os séculos, permitem que esta Feira aumente a cada ano o seu charme".
 
www.ansa.it/www.italianos.it
imagens http://www.fieradelsoco.it/

Nenhum comentário: