quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Curso de formação para jovens italianos e descendentes cumpre etapa de estágio na Sicília



Foto alunos

O P.A.R.T.I. – Porto Alegre Ristorazione e Turismo Integrato – chega à sua etapa final na Sicilia, numa das regiões turísticas mais visitadas da Itália. O projeto, iniciado em março deste ano e cujo encerramento será no próximo dia 20 de outubro, levou à Itália jovens italianos e em processo de dupla cidadania, desempregados, residentes em Porto Alegre e Região Metropolitana, a fim de que eles cumpram as horas de estágio na Itália, previstas no curso.

A iniciativa é financiada pelo Ministério do Trabalho e Assistência Social e de Relações Exteriores da Itália. A realização é do Consorzio Quality In Training, DES Srl e Associação União dos Italianos no Mundo - UIM Brasil, em parceria com a Câmara de Comércio Italiana RS – Brasil, a ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing - e o SINDPOA – Sindicato de Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre.

O estágio, do qual participam 25 alunos, se desenvolve junto a uma estrutura receptiva de alto nível, em hotéis de quatro e cinco estrelas (veja lista abaixo), na zona de Taormina –centro balneário cultural e turístico da província de Messina - e de Siracusa – cidade reconhecida Patrimônio da Humanidade pela Unesco -, de forte vocação turística. Os alunos contam para o estágio com o apoio do Food and Beverage Manager. Na área da panificação, foram definidas empresas situadas em pequenas cidades dos arredores do Etna.

Todas as estruturas hoteleiras possuem equipe de alto nível, algumas, inclusive, dispõem, junto à cozinha, de panificação, confeitaria e sorveteria.

O estágio, de 27 de setembro a 1º de outubro, é de oito horas diárias, totalizando 40 horas, e incluiu visitas didáticas junto a outras tipologias de estrutura, respondendo a diversas exigências dos alunos, correspondentes a sua idéia futura de empreendimento.

O programa formativo P.A.R.T.I. – Porto Alegre Ristorazione e Turismo, pela primeira vez, realizado no Brasil, tem como objetivo a inserção dos participantes no mercado de trabalho, possibilitando o desenvolvimento de uma atividade empreendedora ligada ao turismo e à gastronomia, na circunscrição de Porto Alegre. A escolha da capital gaúcha se deu pela sua posição estratégica no Mercosul, de centro geográfico entre os principais itinerários da região, como Buenos Aires, Montevidéu, São Paulo e Rio de Janeiro.

As aulas tiveram duração de cinco meses, totalizando 600 horas, sendo 440 horas de aulas teóricas e 160 horas desenvolvidas na forma de palestras e visitas técnicas a empresas do setor. O curso foi ministrado na ESPM, no SINDPOA e na Escola São João Calábria. Os alunos receberam uma bolsa auxílio para cobrir os custos de alimentação e de deslocamento.

As disciplinas, na área de negócios, foram inglês, italiano, direito do trabalho, informática, marketing e administração, gestão de empresas, recepção e atendimento ao cliente. No ramo da gastronomia, foram desenvolvidos módulos de cozinha típica italiana, ministrados por três chefs italianos, docentes da Universidade dos Sabores de Perugia – Domenico D’Imperio, Fabrizio Sangiorgi e Andréa Pioppi.

Empresas onde está sendo realizada a etapa do estágio

Hotel San Domenico
http://www.amthotels.it/sandomenico /

Hotel Monte Tauro
http://www.hotelmontetauro.it/ /

Hotel Timeo
http://www.grandhoteltimeo.com/web/oght/grand_hotel_timeo.jsp

Hotel Villa Sant'Andrea
http://www.sicily-hotels.com/siti/framon-hotels/santandrea/index.html

Hotel Capo Taormina
http://www.atahotels.it/en/schede/atahotel_capotaormina/atahotel_capotaormina.html



Pasticceria Brancato (Siracusa)
http://www.pasticceriabrancato.com/home.html

Ristorante Baronessa
http://www.ristorantebaronessa.it/

Cláudia R. T. do Carmo
Assessoria de comunicação
Projeto P.A.R.T.I.
Cel.51.91451944

Nenhum comentário: