Noordwijk (Holanda) - Dois italianos estarão juntos, pela primeira vez, na Estação Espacial Internacional (ISS, de sua sigla original). Isso vai acontecer em fevereiro de 2011, quando o astronauta Paolo Nespoli, que se prepara para sair em 13 de dezembro próximo com a nave espacial russa Soyuz, será alcançado por Roberto Vittori, que chegará à estação orbital com o ônibus espacial Endeavour.
Também falará italiano o instrumento que chegará com Vittori à ISS: trata-se do AMS (Alpha Magnetic Spectrometer), realizado por um grande grupo de pesquisa internacional e do qual a Itália participa com o Instituto Nacional de Física Nuclear (INFN) e a Agência Espacial Italiana (ASI).
O detector, de sete toneladas, será instalado na parte externa da ISS para caçar antimatéria e matéria escura, que constitui 25% do Universo.
Até agora, dois italianos voaram juntos no espaço uma única vez, quando em 1996 Maurizio Cheli e Umberto Guidoni participaram da missão shuttle STS-75 para o satélite "a tiracolo" Tethered.
www.ansa.it/www.italianos.it
Nenhum comentário:
Postar um comentário