terça-feira, 21 de setembro de 2010

Ópera 'O Carteiro e o Poeta' estréia nesta semana nos EUA

Los Angeles -  O filme "O carteiro e o poeta" (1994) -- produção feita na Itália pelo diretor Michael Radford adaptada do romance "Ardiente paciencia", do chileno Antonio Skármeta -- foi transformada em ópera e estreará nesta quinta-feira em Los Angeles.

O tenor espanhol Plácido Domingo, que encomendou a obra ao compositor mexicano Daniel Catán, interpretará o papel do poeta chileno Pablo Neruda. Em Viena e Paris a produção será apresentada com o título do filme original, "Il postino", em dezembro de 2010 e em junho de 2011, respectivamente.
Catán, de 61 anos, venceu em 1998 o Plácido Domingo Award por sua contribuição ao mundo da ópera e vive há dez anos em Los Angeles, onde lançou quase toda suas obras musicais.
Skármeta escreveu "Ardiente paciencia", que foi recebido timidamente pela crítica e pelo público ao ser lançado, quando viveu exilado na Alemanha após o golpe que deu origem à ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990), em 11 de setembro de 1973.
O livro adquiriu notoriedade quando o ator italiano Massimo Troisi comprou os direitos da obra e filmou a história. Apesar de na época estar muito doente do coração, ele fez o papel do carteiro Mario, enquanto Philippe Noiret interpretou Neruda, Maria Grazia Cucinotta foi a namorada de Mario, Beatrice, e Anna Bonaiuto foi Matilde Urrutia, esposa do poeta.

Troisi faleceu aos 41 anos em 4 de junho de 1994, logo após terminar sua última cena no longa. O filme estreou no Festival de Veneza três meses depois e foi indicado a cinco Oscar, vencendo o de melhor Trilha Sonora Original.

Somente neste ano estão previstas as estreias de duas adaptações musicais do livro. Uma será a comédia "The Postman and the Poet", em Londres; e a outra um balé composto pelo argentino Luis Bacalov com parte da música original e outros números novos.
 
www.ansa.it/www.ansalatina

Nenhum comentário: