Roma - A cidade de Roma celebra os 140 anos como sendo capital da Itália unificada com uma série de festejos que ocuparão todo o próximo fim de semana, de 18 a 20 de setembro.
A programação da comemoração, divulgada hoje, prevê apresentações em igrejas, espetáculos teatrais e musicais, e visitas a museus e prédios geralmente fechados ao público, como sedes de vários ministérios e do Banco Central. Também estão agendados desfiles de grupos musicais, instalações e projeções de luzes e fogos de artifício.
Na realidade, a proclamação da unificação da Itália ocorreu em fevereiro de 1871, mas foi em 20 de setembro de 1870 que houve a chamada Brecha de Porta Pia, quando as forças de Giuseppe Garibaldi, a mando do general Raffaele Cadorna, conquistaram uma das portas de Roma, onde se concentrou a defesa pontifícia.
Poucos dias mais tarde, um plebiscito popular sancionou a anexação da cidade ao Estado italiano, abrindo um passo para a declaração da Roma como capital por parte do Parlamento italiano.
Entre os diferentes atos destaca-se a visita noturna, entre 19h e as 24h locais, para o Palácio Barberini, que permitirá ao público conhecer em primeira mão uma dezena de salas novas, como a da Planta Baixa, dedicada à pintura dos séculos XIV ao XVII.
Também poderão ser admiradas, recém-restauradas a fachada, a escadaria de Bernini, a Sala de Mármores e o Salão Oval e o de Pietro de Cortona, com o monumento afresco dedicado à apoteose da família Barberini.
www.ansa.it/www.ansalatina
Nenhum comentário:
Postar um comentário