terça-feira, 28 de setembro de 2010

Teatro italiano ECO sustentável, com energia a pedal

Um teatro móvel, que funciona a pedal para gerar a energia necessária para montar seus espetáculos, é a ideia genial do designer sérvio Petar Bojovic, que batizou seu projeto de "Boobamara". A única fonte de alimentação será a força física dos participantes, que serão convidados a pedalar para gerar e eletricidade necessária para o desenvolvimento do espetáculo.
Desse modo, tudo - das luzes à amplificação -, será alimentado por uma série de bicicletas instaladas dentro da estrutura de madeira, unidas a geradores com capacidade de até 200 watts por hora. Trata-se do teatro eco sustentável que, ao mesmo tempo, ajuda a manter a forma física dos assistentes do espetáculo.

Boobamara, afirma Bojovic, cujo desenho ele criou junto com a equipe, formada por Natasa Prica e Jelena Grujic, "coloca o público e os artistas em uma nova relação de interdependência, que fomenta o trabalho em equipe e a conscientização da comunidade".* Também "oferece um espaço para experimentos sociais dos próprios artistas, que podem ter um contato direito com o público e verificar de perto a aceitação ou as reações ao seu trabalho". A energia gerada e não aproveitada de imediato, poderá ser armazenada em baterias especiais.

Nenhum comentário: