quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Tragicomédia representará Itália no Oscar

Roma - O filme "La Prima Cosa Bella", do diretor toscano Paolo Virzì, vai representar a Itália na categoria de Melhor Filme Estrangeiro ao Oscar de 2011, segundo decisão do júri da Associação Nacional de Indústrias Cinematográficas, Audiovisuais e Multimidiáticas (Anica) divulgada ontem. A tragicomédia italiana conta a história de um professor com aversão ao convívio social que retorna a sua casa para visitar mãe, à beira da morte. A produção foi escolhida entre outros dez filmes, incluindo "Mine Vaganti", de Ferzan Ozpetek's e "L'uomo che verrà", de Giorgio Diritti.

A produção de Virzì conquistou o prêmio David di Donatello -- o equivalente italiano ao Oscar -- nas categorias de melhor atriz e melhor ator, com Valerio Mastandrea e Micaela Ramazzotti, e de melhor roteiro.

O júri que escolheu "La Prima Cosa Bella" para representar o cinema do país no Oscar de 2001 foi composto por Gabriele Salvatores e Dante Ferretti, ambos vencedores desta premiação; os críticos Alberto Crespi, Roberto Escobar e Alessandra Levantesi; a jornalista Gloria Satta; os produtores Conchita Airoldi, Angelo Barbagallo, Aurelio De Laurentiis, Adriano De Micheli, Mario Gianani e Fulvio Lucisano; os distribuidores Paolo Ferrari e Andrea Occhipinti; e o diretor-geral de cinema da Anica, Nicola Borrelli.

As cinco produções que concorrerão na categoria de Melhor Filme Estrangeiro ao Oscar deste ano serão anunciadas em 25 de janeiro de 2011 pela Academia de Cinema, e a cerimônia de entrega do prêmio será no dia 27 de fevereiro.



www.ansa.it/www.ansalatina

Nenhum comentário: