terça-feira, 28 de setembro de 2010

World Cup 2010 da pizza napolitana

Viterbo - De ontem(27) até quarta-feira (29), Giuseppe Cravero, 39 anos, da região da Campania mas radicado em Viterbo há 21 anos, tentará defender a 'World-Cup da Pizza' conquistada no ano passado em San Sebastiano al Vesuvio (Nápoles).


O desafio, do qual participam cerca de 500 pizzaiolos provenientes de toda Itália e de vários países europeus, se realiza no pavilhão do desporto de Nettuno, em Roma.


Como manda a tradição, a competição ocorre em 11 categorias: pizza clássica, margherita DOC, calzone DOC, pizza artística, pizza in teglia, pizza in pala, pizza sobremesa, sem glúten, spaghetto d'oro, pizza frita e estilo livre.


A Word Cup será dada ao pizzaiolo que receber a maior pontuação nas várias categorias.

No ano passado Cravero totalizou 1.502 pontos e obteve a maior pontuação com uma pizza criada por ele e batizada 'Tuscia', à base de produtos típicos de Viterbo, na região do Lazio: cogumelo ferlengo de Tarquinia, salame cozido de Viterbo, alho vermelho de Proceno, azeite de Canino, erva-doce selvagem de Monte Romano, mussarela 'flor de leite' e pecorino de fossa vetrallese. Ele também se classificou em segundo nas categorias de margherita DOC e pizza sobremesa; e em quarto na pizza frita e pizza in pala.


Cravero, dono da pizzaria 'Il babbà' de Vetralla, em 1989 estava entre os fundadores da Associação 'Verace pizza' (pizza verdadeira), que batalhou para conseguir o selo IGT (Indicação Geográfica Típica) para a tradicional pizza napolitana.


O reconhecimento lhe foi concedido pela União Europeia em 9 de dezembro de 2009, poucos dias depois de conquistar a World Cup.


Nenhum comentário: