Brasília - O jornal Estado de São Paulo publicou que o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, poderá dar asilo ao ex-ativista italiano de extrema-esquerda Cesare Battisti, preso em Brasília, e cujo caso gerou uma crise diplomática com o governo de Roma.
Battisti pertencia à organização Proletários Armados pelo Comunismo (PAC) e foi condenado em seu país por quatro assassinatos.
Segundo o Estadão, Lula, cujo mandato termina em 31 de dezembro, provavelmente concederá asilo a Battisti para evitar que a questão seja herdada pelo seu sucessor.
De acordo com as fontes consultadas por este jornal, Lula pode alegar que o Brasil defende uma tradição de asilo a perseguidos políticos de várias ideologias.
Battisti foi detido no Rio de Janeiro em 2007 e no início de 2009 obteve o status de refugiado político pelo então ministro da Justiça, Tarso Genro. Em novembro deste mesmo ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) votou a favor da extradição do ex-militante - considerado um terrorista na Itália, mas deixou o parecer final nas mãos do presidente.
www.ansa.it/www.italianos.it
Nenhum comentário:
Postar um comentário