Buenos Aires - Mais de uma centena de atividades gratuitas, entre conferências e exposições, integrarão o Festival Internacional do Design na cidade de Buenos Aires, com forte presença da Itália e da América Latina. O evento terá a duração de uma semana.
"Design para todos", organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Econômico de Buenos Aires, se realiza de 22 a 31 de outubro no Centro Metropolitano de Design.
Entre as instalações abertas ao público está a mostra "Vespa: Design Italiano em Movimento", com um percurso histórico dos anos 50 aos dias de hoje, sobre a evolução da famosa moto italiana. Poderão ser vistos os primeiros modelos, entre os anos 50 e 70, incluindo a "Original Vintage" de 1977.
Também haverá a conferência "Itália e Argentina para um design acessível na América Latina", a cargo de Andrea Cancellato, diretor geral da Trienal de Milão.
O objetivo do evento é "estimular uma reflexão sobre a possibilidade de empresas e designers italianos e argentinos desenvolverem a produção conjunta de móveis e objetos de design para o mercado da América Latina". Também se realizará um Fórum Internacional do Design, com representantes de várias cidades da América Latina e do resto do mundo. Sua abertura estará a cargo de Joice Joppert Leal, diretora de Objeto Brasil e representante brasileira do Prêmio Internacional Idea. Participarão referentes de Chile, Uruguai, Colômbia, Brasil, México, Áustria, Itália, Alemanha e Porto Rico, entre outros.
O "Desenho Industrial como Estratégia de Colaboração entre Itália e Argentina" será tema de outra conferência, a cargo do professor Giuliano Simonelli, da carreira de desenho industrial do Politécnico de Milão.
Já a Universidade de Bolonha em Buenos Aires apresentará seu novo mestrado na Gestão da Pequena e Média Empresa da moda, do design e artigos de luxo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário