quarta-feira, 27 de outubro de 2010

I Musici di Roma

4 Estações Morro da Urca

Em 1951 doze jovens e promissores músicos italianos, a maior parte deles romanos e em sua grande maioria formados pela Accademia di Santa Cecilia de Roma, se reuniram para formar uma orquestra da câmara ímpar, integrada por seis violinos, duas violas, dois violoncelos, um contrabaixo e um cravo.

Escolheram como nome o simples e sonoro I MUSICI e decidiram, deliberadamente, que o conjunto não teria regente.

Em abril de 1952, ao vê-los ensaiar no estúdio da RAI, o maestro Arturo Toscanini entusiasmou-se e, diante de jornalistas e personalidades musicais, entregou-lhes um retrato autografado com os seguintes dizeres: “Bravi, bravissimi... no! la musica non muore!” (Bravos, bravíssimos... não! a música não morre). Era o ponto inicial de uma carreira fabulosa que, em curto espaço de tempo, elevou-os às fileiras dos grandes intérpretes internacionais.

Em 2010, o Morro da Urca dá continuidade ao projeto 4 estações, série de concertos de música clássica que foi lançada no ano passado e acontece a cada mudança de estação. No dia 31 de outubro, O Concerto de Primavera traz ao Morro da Urca o grupo I Musici di Roma como parte das comemorações de 98 anos da Cia. Caminho Aéreo Pão de Açúcar.

Informações

Data: domingo, 31 de outubro de 2010
Horários: 21:00

Local: Morro da Urca Av. Pasteur, 520 Urca

Organizado por: Morro da Urca, Endesa e Artecom

Em colaboração com: Istituto Italiano di Cultura do Rio de Janeiro e Dell'Arte

http://www.iicrio.esteri.it/

Nenhum comentário: