terça-feira, 26 de outubro de 2010

Scorcese apresentará versão restaurada de 'A doce vida'

Roma - O cineasta norte-americano Martin Scorsese, vencedor do Oscar com "Os infiltrados" (2006), apresentará a première mundial da versão restaurada da produção "A doce vida", do italiano Federico Fellini.

A restauração digital do clássico, que em 2010 completa 50 anos de sua estreia, é o sexto projeto conjunto entre a Film Foundation -- entidade liderada pelo diretor e que se dedica a salvar produções ameaçadas -- e a casa Gucci.

A première da versão está sendo organizada pelo Festival de Cinema de Roma, cuja quinta edição começa nesta quinta-feira e termina no dia 6 de novembro.

As instituições já haviam colaborado juntas em "Uma mulher sob influência" (1974), de John Cassavetes; "As amigas" (1955), de Michelangelo Antonioni; "Wanda", de Barbara Loden; e "Sedução da carne" (1954) e "O leopardo" (1963), de Luchino Visconti.

"Com este filme ['A doce vida'], Fellini trouxe uma grande novidade ao cinema italiano e conquistou o mundo. Hoje, graças ao apoio da Gucci, pudemos restaurar o negativo original em widescreen, reintegrando-o em seu esplendor primitivo", declarou Scorsese.

O cineasta norte-americano se converteu em um fervoroso missionário da conservação do patrimônio filmográfico universal, e será hóspede de honra de uma janta que a marca italiana oferecerá a poucos convidados.

Entre eles devem estar o italiano Dante Ferreti -- vencedor junto a Francesca Lo Schiavo do Oscar 2008 de Melhor Direção de Arte por "Sweeney Todd - O barbeiro demoníaco da Rua Fleet" --, habitual colaborador de Scorsese, bem como diversos convidados do festival, como a atriz Eva Mendes, o ator James Franco e o diretor francês Guillaume Canet.

Nenhum comentário: