sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Suíça cava túnel de 57 km


Mineiros observam a perfuradora Sissi romper a rocha no fim do trecho Faido-Sedrun, no local da construção do túnel. (Foto: AP)



Operários aproveitaram para fotografar o momento. (Foto: AP)


Operários assistiram à perfuradora Sissi unindo seções do túnel. Obra sob os Alpes vai ligar Zurique e Milão e deve ficar pronta em 2017.

Do G1, com agências internacionais - Uma gigantesca perfuradora derrubou nesta sexta-feira (15) a última parede rochosa que separava as duas seções do túnel mais longo do mundo, destinado ao transporte ferroviário e com 57 km de extensão e a 2.000 metros abaixo da terra, nos Alpes Suíços.

"Aqui, no coração dos Alpes suíços, se tornou realidade um dos maiores projetos de meio ambiente", declarou o ministro dos Transportes, Moritz Leuenberger.

As obras, iniciadas há 15 anos e que retiraram 13,5 milhões de metros cúbicos de rocha para abrir o túnel de Gothard, mobilizaram 2.500 pessoas e provocaram oito mortes em acidentes.

"Obra do século", como foi definido pela imprensa suíça, o novo túnel permitirá unir em 2017 as cidades de Zurique e Milão em apenas duas horas e 40 minutos.

Os trens de passageiros vão circular a uma velocidade de 250 km/h, e as composições de carga atingirão 160 km/h, o dobro da velocidade atual.

O túnel de Gothard, cujo custo já ultrapassou os 7,5 bilhões de euros, desbancará o túnel de Seikan (53,8 km), que une as ilhas japonesas de Honshu e Hokkaido, como o mais longo do mundo.

"É um projeto notável", destacou o comissário europeu de Transportes, Siim Kallas.

Situada no coração do continente europeu, mas sem integrar a União Europeia, a Suíça adotou em 1994, por referendo, a chamada "iniciativa dos Alpes", que prioriza o transporte ferroviário de mercadorias sobre o transporte por rodovias.

Desde então, França, Áustria e Itália realizaram avanços para fomentar o transporte ferroviário com a modernização do túnel de Fréjus (entre França e Itália) e a construção do túnel de Brenner (entre Itália e Áustria).

A partir de 2017, mais de 300 trens poderão circular pelo túnel de Gothard, um volume muito superior ao registrado pelo atual túnel, construído há 128 anos e com apenas 15 km.

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