sábado, 20 de novembro de 2010

´Dia da árvore na Itália

Roma - Milhares de italianos participarão no domingo (21) de atividades para comemorar o primeiro Dia Nacional da Árvore, informou a ministro do Ambiente, Stefania Prestigiacomo. Mais de 550 municípios e 750 escolas aderiram ao evento, cujo objetivo é, segundo a ministra, "promover a cultura do meio ambiente".    A pasta dirigida por Prestigiacomo doou mais de 11 mil árvores às escolas participantes da iniciativa, da qual também fazem parte o Ministério da Educação, o Corpo Florestal e outras entidades públicas e privadas.

Entre as atividades agendadas, a prefeitura de Roma plantará uma oliveira nos jardins de Villa Torlonia, em memória ao soldado Alessandro Romani, que morreu em 17 de setembro no Afeganistão.

Em Genova, no norte do país, as árvores serão plantadas em parques históricos e os alunos, acompanhados por guias, conhecerão grandes exemplares de árvores nativas e exóticas.

No outro extremo do país, na Sicília, a atividade visará valorizar o pulmão verde de Palermo, a capital, no Parque da Favorita. Também na Sicília, em Siracusa, região do Prometeu Acorrentado, onde está o túmulo de Arquimedes, o maior matemático da Antiguidade (descoberto por Cícero em 75 a.C., os estudantes conhecerão a história de uma figueira milenar.

O Dia Nacional da Árvore quer atrair a atenção da opinião pública - e principalmente das novas gerações, sobre a importância das árvores em áreas urbanas e bosques.
 
www.ansa.it/www.italianos.it

Nenhum comentário: